Header Ads

PUBLICIDADE

Recife tem sábado de ato cultural em defesa dos oceanos e praias do litoral do Nordeste

O fim de semana no Recife será de união cultural em defesa aos oceanos, ao Planeta e ao litoral nordestino. Uma manifestação reativa ao crime ambiental - o vazamento de petróleo que vem devastando as praias, desde o fim de agosto - será liderada pelo SinsPire, em parceria com a Plataforma Circularis, os movimentos ativistas sustentáveis de Pernambuco,  o Coquetel Molotov, a Rabixco e diversos artistas pernambucanos, neste sábado (26), a partir das 16h, no casarão da Praça do Arsenal. O ato SINSPIRE NO PLANETA fará um alerta sobre a importância da união artística-cultural pelo fortalecimento e conscientização da preservação do meio ambiente. Serão sete horas de programação com música, arte urbana e exposição fotográfica, que tem também o objetivo de arrecadar fundos para o movimento Salve Maracaípe, que há 10 anos combate a destruição ambiental em Porto de Galinhas.

No casarão, será montado um palco livre com rodízio entre artistas como Isaar, Karynna Spinelli, Michelle Melo, Maciel Salu, Ciel Santos, Amp, Bella Schneider e Jam Coletivos Eletrônicos (Reverse + +  Maddam +Ultravioleta + + NBomb +Zoma + + Bitz + Hypnos + Black Box). Além da programação musical, o Sinspire e a fotógrafa Gisele Carvallo lançarão a exposição “Do caos à coragem”, um registro do trabalho dos voluntários que ajudaram na limpeza das praias nos últimos dias. Em apoio ao ato, também estarão presentes a ativista Marina Silva, o ex secretário de Meio Ambiente, Sérgio Xavier, Carmem Ful-niô, representando os povos indígenas Ful-niôs, o projeto Plante Uma, VJ Mozaum, com intervenção de vídeo mapping, e Rapha Calafa, com pinturas corporais. 

Será um dia para usar a cultura como mecanismo de conscientização e despertar no público frequentador do Recife Antigo o sentimento de união em prol de uma causa ambiental tão urgente e necessária, como explica a curadora do SinsPire, Luciana Nunes. “Chega de omissão. Não podemos ficar paralisados diante do maior desastre ambiental no litoral brasileiro. Esse é mais um movimento que o SinsPire cria em defesa da proteção do meio ambiente e do Planeta, utilizando como força o poder transformador da arte. A exemplo do manifesto que lançamos em defesa da Amazônia, em agosto, sábado será o dia de apoiarmos todos os voluntários que estão dedicando tempo e mão de obra à limpeza dos nossos cartões-postais”, explica.

EXPOSIÇÃO - A exposição “Do caos à coragem” reúne fotos do trabalho dos voluntários que ajudaram na limpeza das praias do litoral de Pernambuco nos últimos dias. Gisele Carvallo é uma fotógrafa venezuelana que tem Pernambuco bem no meio do coração. Mora no Recife há 11 anos. É formada em letras e desde o início da sua carreira fotográfica tinha em mente escrever poesia através de suas imagens, percorrendo as ruas do Recife, as cidades de Pernambuco e do Brasil com um olhar carregado de sentimento e sensibilidade. “Há poesia até nas coisas mais simples, só precisamos enxergar” é seu lema.  É fotógrafa urbana, de paisagem e natureza, fotógrafa de família e professora de fotografia.

Serviço:

SINSPIRE NO PLANETA

Data: Sábado (26)
Horário: 16h
Local: SinsPire - Rua da Guia, 237 (Praça do Arsenal)

Nenhum comentário