Header Ads

PUBLICIDADE

Parceria é solução para reforma e legalização de imóveis no Sítio Histórico de Olinda

Uma parceria entre a Prefeitura de Olinda e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) vai garantir a moradia digna para famílias de baixa renda na cidade. Nesta segunda-feira (18.11), o prefeito Professor Lupércio e representantes da Secretaria Executiva de Patrimônio receberam o presidente da seccional Pernambuco do CAU, Rafael Amaral, para formalizarem o convênio. Na primeira etapa, a iniciativa vai estabelecer condições para reforma, reestruturação e legalização documental para 40 imóveis residenciais, localizados na comunidade da Barreira do Rosário, no Sítio Histórico.

Por meio da Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS), será executado o levantamento dos domicílios, com a elaboração dos projetos arquitetônicos, incluindo os segmentos elétrico e hidrosanitário. Os moradores serão orientados para o acesso a linhas de crédito para aquisição de materiais de construção. O interessado viabiliza os recursos, enquanto o poder público oferece a mão de obra para a execução dos serviços. “Trata-se de um direito das famílias de baixa renda, que acaba trazendo bem-estar e segurança, beneficiando todas as partes envolvidas”, ressalta a secretária da pasta, Ana Cláudia Fonseca.

Segundo ela, a falta de condições financeiras para contratação de arquiteto para elaboração de projetos é o argumento frequente dos moradores autuados por execução de construções irregulares, principalmente no Sítio Histórico de Olinda. “A ATHIS é uma oportunidade de atender a esta demanda numa área comprovadamente carente e com evidente necessidade de melhorias, tanto no âmbito da habitualidade dos domicílios, quanto na preservação da paisagem”, reforça.

A proposta do projeto é executar intervenções nos imóveis de forma que ocorra um diálogo com o casario do Sítio Histórico, levando em consideração altura da casa, acabamento, entre outros aspectos.  

Nenhum comentário