google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Mais espaço para os ciclistas: PCR entrega novos 5 km de rotas cicláveis e amplia rede para 109 km em toda cidade - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Mais espaço para os ciclistas: PCR entrega novos 5 km de rotas cicláveis e amplia rede para 109 km em toda cidade

Recife reafirma o seu compromisso com a segurança viária dos ciclistas. Até a primeira quinzena de fevereiro, a Prefeitura da Cidade, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) entregará mais 5 km de rotas cicláveis que, somados aos já existentes, farão a cidade chegar à marca de 109 km de rotas cicláveis, 354% a mais que em 2013, quando havia 24 km. As novas rotas serão implantadas em áreas do Centro e Zona Sul da cidade. Além disso, a CTTU também entregará a requalificação da Ciclofaixa Binário de Casa Amarela (Arraial X Encanamento).

No Centro do Recife, a nova rota ciclável será a terceira fase da Ciclofaixa Boa Vista, com 2,4 km de extensão. O trecho será mais uma conexão para Ciclovia Jornalista Graça Araújo, utilizando a Rua Bispo Cardoso Ayres. Além disso, a rota passará pelo Beco do Estudante (onde o espaço será compartilhado entre ciclistas e pedestres), e vai até a Avenida Conde da Boa Vista. A Rota também se conectará à sua segunda etapa saindo da Rua João Fernandes Vieira para Rua Joaquim Felipe, Avenida João de Barros e Rua Montevidéu. Dessa forma, serão 33 km de rotas interligadas no Centro e na Zona Norte do Recife através das seguintes rotas: Jornalista Graça Araújo, Eixo Cicloviário Camilo Simões, Rota Santo Amaro, Ciclovia Avenida Norte, Ciclofaixa Othon Paraíso, Rota Marquês de Abrantes, Ciclofaixa Santos Dumont e Ciclofaixa Professor José dos Anjos.

Para atender a Zona Sul, a CTTU implantará a Ciclofaixa Geraldão, que passará ao redor do Ginásio e possuirá 2,6 km de extensão. O equipamento terá início na Avenida Senador Robert Kennedy e seguirá pelas ruas Tavares Correia, Alan Kardec, Jornalista Cleófas de Oliveira para cruzar a Avenida Mascarenhas de Moraes e seguir pela Rua Jalisco, Avenida Sul, onde se conectará com a Estação de Metrô Antônio Falcão. Além disso, a rota continuará pela passarela de pedestre da Estação Shopping Recife para acessar a Rua Soldado Sinésio Aragão. Esta rota se conecta à Ciclofaixa Antônio Falcão. A Ciclofaixa Antônio Falcão também se conecta com a Ciclovia Via Mangue, Rota Professor João Medeiros, Ciclovia Shopping e Ciclofaixa Jardim Beira Rio, formando, ao todo, 12 km de malha cicloviária interligada para atender ao público na Zona Sul.

Em fevereiro, será entregue, também, a requalificação da Ciclofaixa Binário de Casa Amarela. No trecho da Estrada do Encanamento, a rota foi duplicada e passará a ser bidirecional, proporcionando mais segurança viária aos ciclistas e a possibilidade de pedalar nos dois sentidos. Nos demais trechos, o equipamento recebeu manutenção em toda a sinalização.

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, destaca que a importância do projeto de expansão da malha cicloviária e o compromisso da gestão em trabalhar por quem mais precisa. “Sabemos que cada vez mais as pessoas estão utilizando as bicicletas nos seus deslocamentos diários, e, por isso, é necessário oferecer estruturas que ofereçam maior proteção. O aumento da malha cicloviária, além de garantir mais segurança para essas pessoas, também democratiza o espaço público para que todos possam ser atendidos”, diz.

Para regulamentar a implantação das novas rotas, a CTTU vai realizar a manutenção de toda sinalização vertical e horizontal das vias correspondentes. Além disso, a maior parte dos percursos passará a ter velocidade regulamentada de 40 km/h onde for ciclofaixa ou 30 km/h onde for ciclorrota e rua de pedestres compartilhado com bicicletas. É importante ressaltar que, com o objetivo de dar mais segurança viária a todos os modais, a CTTU também realizará o disciplinamento dos estacionamentos existentes nas vias nas quais as novas rotas serão implantadas.

Durante as semanas seguintes ao início da operação de cada novo equipamento, que acontecerão conforme o serviço de sinalização for concluído, serão destacadas equipes de agentes e orientadores de trânsito para realizar o trabalho de monitoramento e orientação nos locais. É importante ressaltar que aqueles que insistirem no descumprimento da sinalização podem ser notificados. As multas podem ser grave, em caso de estacionamento irregularmente na ciclofaixa (R$ 195,23 e 5 pontos na CNH); ou gravíssima multiplicada por 3x, se transitar na ciclofaixa (R$ 880,41 e 7 pontos na CNH).


Nenhum comentário