google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Paço do Frevo celebra 6º aniversário com ampla programação - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Paço do Frevo celebra 6º aniversário com ampla programação

Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil (IPHAN, 2007) e da Humanidade (UNESCO, 2012), o Frevo é um importante sistema cultural que nos oferece ferramentas para a construção da cidadania e das identidades sociais, culturais, regionais, étnicas, entre outras. De forma a salvaguardar e disseminar a expressão cultural, a Prefeitura do Recife há seis anos mantém ativo o Paço do Frevo. No próximo dia 9 de fevereiro, em que é comemorado o Dia do Frevo, celebra esse tempo de funcionamento.
Reconhecido como Centro de Referência de Salvaguarda do Frevo (Iphan, 2017), o Paço já recebeu quase 650 mil visitantes, que vivenciaram suas exposições, aulas, debates, apresentações, acervos e tantas outras atividades disponibilizadas. O equipamento cultural mantido pelo governo municipal formou mais de 2 mil alunos em dança e música e promoveu mais de 600 apresentações, entre sua programação regular com Hora do Frevo, Sábado no Paço, Arrastão do Frevo, Conexão Frevo, Observatório do Frevo, etc.
Para celebrar essas conquistas, o Paço preparou uma semana inteira repleta de atividades comemorativas, que começam no primeiro domingo do mês (2/2), com o já famoso Arrastão do Frevo. O cortejo pelas ruas do Bairro do Recife será realizado por uma das agremiações mais tradicionais do Recife, o Clube de Boneco Seu Malaquias. Fundado em 1954 e eleito Patrimônio Vivo de Pernambuco, a agremiação sairá às 16h do Marco Zero, com concentração às 15h. E para brincar ao som da orquestra e dançar com frevo de rua, o Arrastão comemorativo contará com a presença de passistas da Escola Municipal do Frevo
Nos dias 4, 5 e 6/12 (terça a quinta), a programação tem seguimento com a vivência educativa O Carnaval das Máscaras! Durante os três dias, as atividades especiais incluem uma visita guiada sobre a história do Carnaval através das máscaras, às 10h e às 14h, uma oficina de confecção de máscaras, às 11h, e uma oficina de corpo e improviso a partir da utilização de máscaras, às 15h. As vivências são destinadas a todas as idades e tem acesso incluso no valor do ingresso do museu.
Ainda na quinta-feira (6), às 16h, o museu também será ponto de encontro para o lançamento literário “O Trompete no Frevo”, do músico e professor José Roque da Silva Neto, o Roque Netto. A obra, que traz o primeiro método para ensino do ritmo no instrumento, foi feita com um objetivo de trazer um conteúdo teórico e prático para músicos de todas as partes do mundo, tendo seu material escrito em português, inglês e francês. Na ocasião do lançamento, além da roda de diálogos, o artista oferecerá um pocket show para os visitantes, que possuem acesso gratuito ao evento.
Amaro Freitas Trio na Hora do Frevo
Na sexta-feira (07/02), a Hora do Frevo recebe o Amaro Freitas Trio com o trabalho que constrói o diálogo entre o jazz e a música brasileira, incluindo frevo, samba, maracatu, baião e ciranda. Para reforçar os encontros sonoros do frevo, o trio formado por Amaro Freitas (piano), Jean Elton (baixo) e Hugo Medeiros (bateria), convida o premiado bandolinista Hamilton de Holanda para apresentar um show inédito, com repertório autoral, promovendo o encontro de novas possibilidades para a musicalidade do frevo. Os dois compositores já têm enfatizado a presença do frevo nos seus trabalhos, Amaro Freitas com as músicas “Encruzilhada” e “Paço”, gravadas nos discos Sangue Negro e Rasif; e Hamilton de Holanda com composições como “Frevo Carioca”, “Frevinho” e “Tá achando que tá devagar?”. O show ocorre às 12h, no hall de entrada do Paço, com acesso gratuito.
No Sábado no Paço (08/02), o dia é de mais bate-papo musical com dois outros lançamentos literários da Cepe Editora: o livro "Frevo: Transformações ao longo do passo", do historiador Climério de Oliveira e do músico e professor Marcos Ferreira Mende (Marcos FM), estará ao lado do livro "Arranjando Frevo de Bloco", também de Marcos FM. O duplo lançamento acontecerá a partir das 15h, com apresentação musical de Climério e orquestra, além da sessão de autógrafo. 
Já no Dia do Frevo (09/02), a programação terá sua apoteose com o Maestro Spok comandando uma série de três apresentações do projeto 'Roda de Frevo', realizado pela EMPETUR em parceria com o Paço. Para a Roda, Spok convidará músicos e arranjadores para homenagear maestros, compositores e cantores do frevo pernambucano, além de executar canções e arranjos inéditos. Desta vez, a novidade fica por conta dos passistas do projeto Trajetos e Trejeitos” com direção de Alisson Lima, que conduzirão a festa junto a Spok, levando o frevo tocado no palco para seus movimentos na rua! O trabalho inclui e explora um vocabulário com movimentos nos planos baixo, saltos, giros e pirotecnia, aproximando o passista à liberdade do movimento, de “fazer o passo” de acordo com seu corpo e seu estilo. A festa ocorre em frente ao Paço, a partir das 14h, aberto ao público, e promete ser um grande encontro com a comunidade de artistas e foliões do frevo e do Carnaval.
Na segunda-feira seguinte (10/12), o Instituto de Desenvolvimento e Gestão, que gere o Paço do Frevo, lançará oficialmente o Conselho Consultivo do Paço do Frevo, o ConPaço, com objetivo de acompanhar e orientar o desenvolvimento das atividades do Paço do Frevo. Constituído por expressivas personalidades de diferentes segmentos da cultura, e presidido pelo Maestro Spok, o ConPaço tem como princípio manter o diálogo ativo entre a comunidade e a gestão para a permanência e perenidade do Paço do Frevo e suas ações de salvaguarda. O Conselho acompanhará e fomentará as estratégias de programação, aquisição de acervo, manutenção, sustentabilidade, comunicação e operação do Paço, permitindo que o espaço seja uma ferramenta de transformação social para todos os amantes do frevo. O primeiro encontro do ConPaço está previsto para às 9h, no qual serão registradas as primeiras ideias para melhoria do funcionamento do Paço. Entre os participantes, estará Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural. Neste ano, o instituto volta a apoiar o Paço do Frevo e seu dirigente também integrará o Conselho.
Porto Musical no Paço do Frevo
Por fim, nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro (quinta a sábado), o Paço sediará o Porto Musical, encontro para profissionais e amantes da música. Nos três dias de evento, o museu acolherá as atividades gratuitas de palestras, sempre às 10h e às 14h30, e showcases, sempre às 13h20. O destaque do Frevo na programação fica por conta da sexta (14), dia que acolhe às 12h uma conversa aberta sobre o projeto de economia criativa no frevo “La Ursa”, debatido pela gerente geral do Paço, Nicole Costa, o consultor de empreendedorismo André Lira e o instrumentista Maestro Spok. Às 13h20, a tradicional Hora do Frevo se mistura com o Porto Musical e apresenta o DJ Dolores, que convidará ao palco a percussionista Aishá e o instrumentista Henrique Albino para uma mistura inusitada entre frevo dos metais, o frevo percussivo e o frevo eletrônico. 
Paço do Frevo - O espaço cultural apresenta-se como um local de incentivo à difusão, à pesquisa, e à formação de profissionais nas áreas da dança e da música, dos adereços e das agremiações do frevo. Ao longo de seis anos, recebeu quase 650 mil visitantes, teve mais de 2 mil alunos formados em suas atividades e promoveu mais de 600 apresentações artísticas. Paço do Frevo é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho, com realização da Prefeitura do Recife e gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG). O projeto conta com o patrocínio master do Itaú e apoio Grupo Globo através do Ministério da Cidadania, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. 
>>SERVIÇOS: 
ARRASTÃO DO FREVO ESPECIAL: ANIVERSÁRIO DO PAÇO
02/02 (domingo), 16h. Concentração às 15h, no Marco Zero.
Acesso gratuito.

VIVÊNCIAS EDUCATIVAS COMEMORATIVAS
04, 05 E 06/02 (terça a quinta), 9h às 17h.
Acesso incluso no ingresso.

LANÇAMENTO LITERÁRIO: O TROMPETE NO FREVO, DE ROQUENETTO
06/02 (QUINTA), 16h.
Acesso gratuito.

HORA DO FREVO: AMARO FREITAS TRIO CONVIDA HAMILTON DE HOLANDA
07/02 (sexta), 12h.
Acesso gratuito.

SÁBADO NO PAÇO: LANÇAMENTOS LITERÁRIOS
"Frevo: Transformações ao longo do passo", de Climério de Oliveira e Marcos FM
"Arranjando Frevo de Bloco", de Marcos FM
08/02 (sábado), 15h.
Acesso gratuito.

DIA DO FREVO: MAESTRO SPOK E PASSISTAS DO “TRAJETOS E TREJEITOS”
09/02 (domingo), 15h.
Acesso gratuito.

LANÇAMENTO DO CONSELHO CONSULTIVO DO PAÇO DO FREVO (CONPAÇO)
10/02 (segunda), 10h.
Evento exclusivo aos membros do Conselho.

PORTO MUSICAL
13, 14 E 15/02 (quinta a sábado), 10h às 17h.

PROJETO LA URSA NO PORTO MUSICAL
Com Nicole Costa, André Lira e Maestro Spok.
14/02 (sexta), 10h.
Acesso gratuito.

HORA DO FREVO: DJ DOLORES CONVIDA AISHÁ E HENRIQUE ALBINO
14/02 (sexta), 13h20.
Acesso gratuito.

>> FUNCIONAMENTO
Horários: Terça (entrada gratuita) a sexta, das 9h às 17h. Sábado e domingo, 14hàs 18h (Última entrada até 30 minutos antes do encerramento das atividades domuseu).
Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia).
Endereço: Praça do Arsenal da Marinha, s/nº, Bairro do Recife.
Informações: 3355-9500 e http://www.pacodofrevo.org.br/programacao

Nenhum comentário