Header Ads

Secretaria de Educação do Recife promove 3ª edição da Colônia de Férias Jornada Maker

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, e em parceria com o Fab Lab Recife, promove a 3ª edição da Colônia de Férias Jornada Maker para alunos de 10 a 14 anos da rede municipal de ensino. No total, quatro oficinas serão oferecidas para cerca de 500 crianças nas Unidades de Tecnologia na Educação para a Cidadania (Utecs) dos Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha) e Escritor Ariano Suassuna (Cordeiro), entre os dias 21 e 31 de janeiro.
As oficinas são focadas na introdução à cultura maker e à fabricação digital, modelagem 3D, corte a laser, tecnologia e arte, eletrônica e marcenaria. As inscrições iniciam na terça-feira (14) e vão até a sexta-feira (17). Elas podem ser feitas na sede dos Compaz Eduardo Campos e Ariano Suassuna, entre 9h e 17h, ou pelos emails: utec.altosantaterezinha@educ.rec.br ou utec.cordeiro@educ.rec.br.
"Nas férias, nossos alunos poderão trabalhar a cultura maker de forma mais lúdica, saindo da oficina com o projeto pronto. Essa é mais uma ferramenta de estímulo aos nossos estudantes, que durante o ano letivo utilizam a cultura maker para resolver desafios", declarou Danielle Duca, diretora executiva de Tecnologia na Educação.
Na oficina haverá um mini Fab Lab com impressora 3D, corte a laser, ferramentas de marcenaria e eletrônica para as crianças utilizarem. "O objetivo das oficinas da colônia de férias é divulgar, junto aos estudantes, a cultura maker, engajando-os e mobilizando-os a fazer parte deste movimento global. Os conteúdos buscam o estímulo à criatividade e a vivência com design e inovação", afirmou Betita Valentim, coordenadora da Jornada Maker.

Cursos:
Corte a laser e stencil: os estudantes vão aprender para quê serve o corte a laser e como utilizar essa tecnologia para criar objetos variados. Cada participante vai criar e fabricar a sua própria bolsa. Nesse processo, será mostrado como funciona a máquina de corte a laser, quais os materiais envolvidos, suas vantagens e limitações. Depois dessa etapa, os participantes vão colocar a mão na massa para montar a própria bolsa e usarão várias técnicas de pintura.
Dia 21/01 na Utec do Compaz Eduardo Campos
Dia 28/01 na Utec do Compaz Escritor Ariano Suassuna
Modelagem e fabricação digital: durante a oficina os estudantes vão aprender para quê serve a impressora 3D e como utilizar essa tecnologia para criar objetos variados. Cada participante vai modelar em 3D um labirinto, para testar e experimentar a construção de um jogo de labirinto. Depois vão colocar a mão na massa para criar o jogo em madeira.
Dia 22/01 na Utec do Compaz Eduardo Campos
Dia 29/01 na Utec do Compaz Escritor Ariano Suassuna
Corte a laser e eletrônica básica: os participantes vão criar um circuito eletrônico para uma luminária espacial.
Dia 23/01 na Utec do Compaz Eduardo Campos
Dia 30/01 na Utec do Compaz Escritor Ariano Suassuna
Marcenaria e fabricação digital: nessa oficina os estudantes vão experimentar a combinação de técnicas de fabricação digital com marcenaria tradicional para construir objetos utilitários. Além do uso de diversos materiais, será ensinado técnicas básicas de manuseio e segurança de ferramentas para, de um jeito bem divertido, fabricar um caixa organizadora.
Dia 24/01 na Utec do Compaz Eduardo Campos
Dia 31/01 na Utec do Compaz Escritor Ariano Suassuna

Cronograma:
Inscrições
Presencial: 14 a 17 de Janeiro de 2020 (terça a sexta) - 9h às 17h
Compaz Eduardo Campos - Av. Aníbal Benévolo, S/N - Alto Santa Terezinha
Compaz Escritor Ariano Suassuna - Av. Gen. San Martin, 1208 - Cordeiro

Nenhum comentário