google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 CTTU entrega novas faixas de pedestres em escolas na operação Volta às Aulas - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

CTTU entrega novas faixas de pedestres em escolas na operação Volta às Aulas


Para garantir um retorno tranquilo após as férias escolares e mais segurança viária à população, a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), iniciará, nesta segunda-feira (3), a Operação Volta às Aulas na capital pernambucana. A ação acontece até a sexta-feira (7), com 80 agentes e orientadores de trânsito espalhados nos corredores mais movimentados, dentre eles, as avenidas Rui Barbosa, Dom João VI, Rua Bernardino Pessoa, Estrada do Arraial e Estrada de Belém. Artistas educadores da Trupe da CTTU também estarão nas ruas realizando ações educativas no entorno das escolas, promovendo diálogos e atividades lúdicas. Este ano, além da operação de trânsito, 30 escolas serão contempladas com novas sinalizações focadas na mobilidade dos pedestres.

Com o tema “No Trânsito, Educação é a Melhor Lição”, a Trupe da CTTU irá às ruas para conscientizar a criançada sobre boas práticas no trânsito, convidando os cidadãos a refletirem sobre o uso do espaço público. A operação marca o início de mais um ano de campanhas educativas focadas na mobilidade consciente, que contemplam todos os atores do nosso trânsito - motoristas, ciclistas e pedestres. Para deixar a operação mais divertida e estimulante para os pequenos, a Autarquia convidou os personagens Super Semáforo, Faixa Amiga, Trombada, Plaquita e Zé Legal.

Para a volta às aulas, além da operação nos grandes corredores, a CTTU realizou sinalização no entorno de mais de 30 escolas em bairros como Ibura, Brasília Teimosa e Imbiribeira. A nova sinalização traz mais faixas de pedestres e placas de sinalização que dão prioridade aos pedestres. Até o final de 2020, a gestão contemplará 240 escolas municipais com novas travessias e requalificação de faixas já existentes.

De acordo com a chefe da divisão de educação da CTTU, Daniele Monteiro, a Operação Volta às Aulas 2020 terá foco nas práticas simples que o cidadão comum pode fazer para contribuir com a mobilidade e segurança viária. “Vamos reforçar a conscientização sobre aquelas velhas atitudes que todo mundo já conhece, mas nem sempre cuida, como, por exemplo, estacionar em fila dupla ou em lugares irregulares. Este ano, além dos grandes corredores, também estamos contemplando as escolas de bairros, que têm uma mobilidade mais focada no pedestre. Reforçamos a sinalização com foco nas pessoas que andam a pé em mais de 30 escolas da cidade”, explica. A CTTU reitera que estacionar em desacordo com a sinalização regulamentada na via é uma infração grave, com multa de R$ 195,23 e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, o condutor corre o risco de ter o veículo apreendido.

No período de férias escolares, existe uma redução média de 250 mil veículos da frota circulante nas vias do Recife, que recebe veículos de toda a Região Metropolitana do Recife (RMR). Com a volta às aulas, a frota circulante pode chegar a mais de 1 milhão - um aumento médio de 20 a 25%, de acordo com as contagens feitas pelos equipamentos eletrônicos implantados nos principais corredores de trânsito. Por isso, a fiscalização nos principais corredores viários deve ser intensificada.

TRANSPORTE ESCOLAR -  A Prefeitura do Recife, através da CTTU, incentiva o uso do Transporte Escolar regulamentado, uma vez que, além de ser uma opção segura para os alunos, o serviço diminui o número de veículos que circula nas ruas da cidade no horário de pico. Em média, a CTTU regulamenta cerca de 800 veículos todos os anos para o serviço.

Nenhum comentário