google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Jardim Botânico do Recife recebe novas plantas científicas - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Jardim Botânico do Recife recebe novas plantas científicas

Bromélias e cactos integram o acervo do JBR, que recebeu, no início deste ano, a certificação do Ministério do Meio Ambiente

 
O secretário de Meio Ambiente, Durázio Siqueira, anuncia, nesta sexta-feira (28), a chegada de duas novas coleções científicas de plantas vivas: Bromeliaceae (bromélias) e Cactaceae (cactos). O anúncio, que acontece no JBR, às 9h, insere a capital pernambucana num seleto grupo de cidades com jardins botânicos que buscam excelência.

A nova aquisição das coleções de bromélias e cactos é o resultado de expedições de pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com a participação da equipe do JBR, através do biólogo/botânico Jefferson Rodrigues Maciel. O jardim tinha, até então, apenas a Orquiedaceae(orquídeas). Para ser considerada como coleção científica, o acervo precisa estar catalogado e registrado em banco de dados reconhecido pela comunidade botânica internacional. “Com as novas coleções, o espaço passa a ter mais de 500 plantas catalogadas, sendo 140 de espécies diferentes: 60 de orquídeas, 58 de bromélias e 22 de cactos. Em Pernambuco, ocorrem 51 espécies de cactos. Nós temos mais da metade no nosso acervo”, afirma Carlos Augusto Pereira, gerente do Jardim Botânico do Recife.

Por ter atendido às 11 rigorosas exigências da Resolução 339/2003, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), o JBR recebeu, no início deste ano, a certificação do Ministério do Meio Ambiente (MMA). “É um dos 17 jardins botânicos brasileiros com a distinção, enquadrado na categoria ‘C’. Dessa forma, o JBR acelera o passo para subir de categoria”, afirma o Secretário de Meio Ambiente, Durázio Siqueira.

O JBR é filiado à Botânic Garden Conservation International – BGCI, Rede Brasileira de Jardins Botânicos – RBJB e Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência – ABCMC.

Nenhum comentário