google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Banco de Leite do HAM pede socorro - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Banco de Leite do HAM pede socorro

Um gesto simples que pode ajudar a transformar o destino de várias vidas. Até a última sexta-feira o banco de leite do Hospital Agamenon Magalhães (HAM), no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, apresentava um dos piores índices da história da unidade. O estoque encontrava-se com, apenas, cinco litros de leite armazenados. Para se ter uma ideia da gravidade da situação são necessários, por dia, até seis litros do alimento para nutrir os 42 bebês distribuídos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e no Alojamento Canguru.
“Todos os anos a gente espera uma diminuição do estoque por causa do feriado de fim do ano. Mas, em dez anos, é a primeira vez que estamos com um nível tão baixo. Estamos muito preocupados”, afirmou a coordenadora do banco de leite do HAM, Dulcinete Pinheiro. Mas essa realidade pode ser modificada através da sensibilização de mães que tenham leite suficiente para fazer a doação do líquido. A ação é de extrema importância, pois o leite materno contém anticorpos, proteínas, vitaminas, diminui a incidência de doenças e possui fatores de proteção essenciais para auxiliar no crescimento do bebê, principalmente, os prematuros e de baixo peso.
Arquivo Folha
Para retirada do leite, mãe deve usar lenço para proteger boca e cabeça
Em alguns casos quando não é possível a reposição do estoque, o hospital precisa investir na compra de leite artificial. De acordo com a coordenadora Dulcinete Pinheiro, os pacientes prematuros são muito frágeis. “Normalmente eles não conseguem suportar o leite artificial. A proteína deste produto é pesada demais e provoca alergias. Os bebês desenvolvem problemas sérios”.
As mães interessadas em ajudar podem ligar para o Banco de Leite do HAM e fazer o agendamento da doação. Uma equipe da unidade de saúde vai até a casa da doadora para buscar o alimento. Este atendimento é feito em toda a Região Metropolitana do Recife (RMR). Para fazer a retirada do leite, a indicação é que a mãe use um lenço para proteger a boca e a cabeça, além de higienizar as mãos antes de iniciar o processo.
O produto deve ser armazenado em potes de vidro com tampa de plástico, como os de maionese ou café. Depois de realizado todo o procedimento, o pote deve ser armazenado no freezer, para que o alimento dure até 15 dias.
Serviço
Banco de Leite do HAM

Endereço: Estrada do Arraial, 2733, Casa Amarela - Recife
Telefone: 3184.1690

Da FolhaPE

Nenhum comentário