google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Dona Duda será a homenageada do Carnaval do Paulista - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Dona Duda será a homenageada do Carnaval do Paulista

A nova gestão quer tornar o município referência do ritmo no Estado

A cirandeira Vitalina Alberta de Souza Paz, mais conhecida como Dona Duda, que completará 90 anos em 2013, será a grande homenageada do Carnaval do Paulista desse ano. Ela é considerada a primeira cirandeira nos registros da cultura popular do Nordeste.
Também conhecida como Dona Duda da Ciranda, começou a cantar na praia do Janga, no município de Paulista, fazendo rodas de ciranda para entreter os filhos de pescadores. No final da década de 1960 começou a fazer cirandas também para adultos e em pouco tempo começou a atrair simpatizantes da região metropolitana do Recife que iam ver suas rodas de ciranda. Em 1970, a Ciranda de Dona Duda passou a fazer parte do calendário oficial do turismo de Pernambuco.
 
Para marcar o significado da homenagem e restabelecer a força do ritmo na cidade, a Secretaria de Turismo, Cultura, Desporto e da Juventude vai, inclusive, montar um polo específico de ciranda no Forte de Pau Amarelo. Os shows serão realizados nas tardes de domingo a terça de Carnaval.
O prefeito Junior Matuto quer inserir o ritmo no calendário oficial da folia de Momo em Pernambuco e sedimentar Paulista como referência no segmento no Estado.

Nenhum comentário