google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Junior Matuto quer ampliar o leque de qualificação profissional em Paulista - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Junior Matuto quer ampliar o leque de qualificação profissional em Paulista

O prefeito de Paulista, Junior Matuto (PSB), começou a tirar do papel nesta segunda-feira (15) uma das principais metas estabelecidas no seu plano de governo. O socialista levou o secretariado para assistir à aula inaugural dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O evento, que foi realizado no auditório do SENAC – Paulista, serviu como marco da nova gestão para qualificar cerca de oito mil jovens para o mercado de trabalho nos próximos quatro anos.
Durante a abertura, Matuto reafirmou o compromisso de capacitar a mão de obra local com vistas às oportunidades no mundo profissional. “Ao invés de dar o peixe, vamos ensinar a pescar. Nessa lógica, nosso governo vai criar oportunidades concretas para que as pessoas possam disputar em pé de igualdade as vagas de emprego que despontam em todo o Estado”, disse. E recomendou aos novos alunos: “Será preciso agarrar essa grande oportunidade e fazer dela o diferencial. Não seja mais um, seja o melhor. Assim, ninguém vai ficar de fora do mercado de trabalho”, orientou.  
Nesta primeira etapa, a Secretaria de Políticas Sociais, Esportes e Juventude ofereceu à população vagas em 25 cursos diferentes. Cerca de 900 pessoas realizaram a matrícula. A meta até o final de 2013 é capacitar mais de duas mil pessoas em diversas áreas, através do Pronatec. “Graças ao trabalho integrado com os governos estadual e federal, conseguiremos superar o que está proposto no nosso plano de governo”, frisou o prefeito.Os cursos atendem as maiores carências do mercado. Eles visam preencher, entre outras vagas, as que serão criadas com a instalação do Hiper Todo Dia, em Maranguape I, o Shopping North Way, no Centro, a fábrica da FIAT e Hemobrás, em Goiana. Ao término da qualificação, cada participante receberá um certificado emitido pelo SENAC. A instituição ficará responsável por conduzir todo o processo da qualificação profissional.            
As aulas serão realizadas nos turnos da manhã, tarde e noite. Os locais das atividades variam de acordo com o curso escolhido, podendo ser nos CRAS da cidade, na Escola Municipal Presidente Kennedy ou na instituição Cavida. Todo aluno terá direito a uma ajuda financeira diária no valor de R$ 8,00 (oito reais) para custear despesas com transporte e lanche.
Cursos profissionalizantes – Além do Pronatec, a Prefeitura de Paulista ofertou vagas através da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. As oportunidades foram para camareira, atendente de lanchonete, recepcionista de eventos e recepcionista de hotel. A iniciativa também integra os esforços da nova gestão para o cumprimento da meta estabelecida no tocante à qualificação profissional.

Nenhum comentário