google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Dilma Rousseff e Aguinaldo Ribeiro inauguram Aeromovel em Porto Alegre - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Dilma Rousseff e Aguinaldo Ribeiro inauguram Aeromovel em Porto Alegre

PortoAlegre
A presidenta da República, Dilma Rousseff inaugura, neste sábado, em Porto Alegre, o primeiro aeromovel do país, produzido a partir de tecnologia brasileira. A cerimônia de início da operação será às 10 h, no Aeroporto Salgado Filho com a presença do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro e outras autoridades.

Com um investimento de R$ 37,8 milhões, a linha interliga o Aeroporto Internacional Salgado Filho à estação mais próxima de trem com acesso ao centro da cidade de Porto Alegre. O trajeto de 814 metros será realizado em apenas dois minutos. O aeromovel conta com dois veículos com capacidade para 150 passageiros, em processo de finalização da automação, e outro para 300, previsto para setembro. Os veículos irão operar alternadamente conforme a demanda.
O projeto utiliza tecnologia 100% nacional e foi totalmente executado no Brasil, envolvendo 59 empresas e mais de mil profissionais. O Aeromovel é um meio de transporte automatizado em via elevada, que utiliza veículos leves e não motorizados. A propulsão é pneumática em que o ar é soprado por ventiladores centrífugos industriais de alta eficiência energética, através de um duto localizado dentro da via elevada.
O vento empurra uma placa (semelhante a uma vela de barco) fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço apoiadas em trilhos-guia. O resultado é uma solução de mobilidade urbana de baixo custo operacional, de implantação e baixíssimo impacto ambiental.
População - Neste mês de agosto, a linha metrô-aeroporto será aberta ao público, em dias úteis, das 10h às 16h, sem cobrança de passagem. Inicialmente será uma operação assistida e o funcionamento do modal ainda estará sob a responsabilidade da empresa contratada, a Aeromovel Brasil. Durante este período, serão realizados ajustes e haverá a integração do segundo veículo.
A operação comercial está prevista para iniciar em novembro. Os usuários que embarcarem no terminal junto ao aeroporto irão adquirir a passagem de R$ 1,70 que dará direito ao transporte na linha do trem sem cobrança adicional. Da mesma forma, quem desembarcar na Estação Aeroporto do trem poderá utilizar o Aeromovel para se deslocar até o aeroporto sem pagar nova tarifa.
Aeromovel - Em 2001, um estudo do Laboratório de Sistemas de Transporte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul estimou uma demanda de 7,7 mil usuários por dia, para 2011, na linha do Aeromovel entre a Estação Aeroporto da Trensurb e o Terminal 1 do Salgado Filho.
A tecnologia foi criada pelo empresário gaúcho Oskar Coester há mais de 30 anos e está em operação em uma linha de 3,2 quilômetros na Indonésia desde 1989. Em abril 2011, foi assinado o contrato entre Trensurb, sociedade de economia mista vinculada ao Ministério das Cidades, e T’Trans para o fornecimento dos dois veículos do sistema.
Em junho do mesmo ano, as atividades tiveram inicio no canteiro de obras da via elevada. Uma cerimônia, em agosto de 2011, marcou o início da execução das fundações do elevado.

Dilma Rousseff e Aguinaldo Ribeiro inauguram Aeromovel em Porto Alegre

Data: 10 de agosto (sábado)
Horário: 10h
Local: Aeroporto Internacional Salgado Filho
Com informações da Assessoria

Nenhum comentário