google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Zona Oeste do Recife terá novo CMEI - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Zona Oeste do Recife terá novo CMEI

Centro de educação infantil beneficiará 110 crianças de até 5 anos
        
Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Em um intervalo de menos de duas semanas, a Prefeitura do Recife iniciou a construção de um novo Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) para a cidade. Desta vez, o equipamento chega à comunidade do Novo Detran, na Iputinga, Zona Oeste, a partir de um investimento de R$ 880,6 mil. O prefeito Geraldo Julio esteve no local, nesta quarta-feira (16), para acompanhar o começo da intervenção. Daqui a dez meses, 110 crianças poderão ser matriculadas na unidade escolar, que figura na lista dos 42 centros do tipo a serem erguidos até 2016 pela PCR, compromisso assumido no programa de governo desta gestão.
        
O Cmei Novo Detran funcionará na Rua Aristonico Oliveira, 189. Na área construída de 781,26 metros quadrados, haverá quatro salas de aula, lavanderia, cozinha, refeitório e uma área de lazer. A obra será realizada com recursos da Prefeitura do Recife e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
       
"Este Cmei vai ficar muito bonito, amplo, e vai acolher toda a criançada da região. É de pequeno que nos preparamos para todo o tempo de ensino. A partir deste equipamento essas crianças poderão pensar no futuro, estudar e crescer. Sei o quanto é difícil para um pai e uma mãe batalhar em um emprego ou manter seu emprego com uma criança de colo. Muitos dividem seu salário com outros para poder tomar conta da criança. Com esse Cmei tudo vai melhorar. As crianças estarão seguras e em um ambiente rico em educação, saúde e alegria; que vai construir um futuro melhor para a região", destacou Geraldo Julio, presenteado com flores pela comunidade em agradecimento à obra.
       
O equipamento trará a solução para os problemas de Lúcia da Silva. Com seis filhos, ela não tem tempo para procurar trabalho e fica em casa cuidando das crianças; algumas vezes tem de pagar alguém para ficar com as crianças. "Dos meus seis filhos, três são pequenos, com seis, quatro e três anos de idade. Não tenho com quem deixá-los e agora com esse cmei poderei ter a tranquilidade de batalhar alguma oportunidade. Não temos um espaço assim e esta vai ser uma obra muito importante para a gente", comemorou.
        
Somente em 2013, a PCR retomou a construção de oito Cmeis, entre eles o Darcy Ribeiro, no Cordeiro, que abriu as portas em setembro e já atende a 125 crianças de até cinco anos. Na fase final de construção encontram-se as unidades Rotary (em Nova Descoberta), 8 de março (Ibura de Baixo) e Bola na Rede (Guabiraba), que serão inaugurados até o fim de 2013. Também com obras em andamento estão os Cmeis Iraque (Estância), UR-5 (Ibura) e Sítio dos Macacos (Guabiraba).
        
No último dia 4 de outubro, o prefeito assinou a ordem de serviço do Cmei Pantanal, entre os bairros do Ibura e do Barro. Equipamento que vai receber 125 crianças desde o berçário até os cinco anos. O próximo a ter a obra autorizada será o Cmei Sérgio Loreto, que funcionará no bairro de São José, próximo a conjunto habitacional já em construção pela PCR.
        
Secretário de Educação do Recife, Valmar Corrêa de Andrade ressaltou o caráter "estruturante" da intervenção. "Realizações do tipo são estruturantes para educação, que é uma das metas prioritárias desta gestão. Estamos contribuindo com a melhoria não só do conhecimento, mas dos cidadãos."

FÓRUM - O prefeito do Recife anunciou para o fim do mês a instalação de um fórum do Recife Participa, novo modelo de ausculta popular da Prefeitura, na região beneficiada com o Cmei. "Poderemos discutir junto com representantes do governo tudo que é importante para a comunidade, vendo o que é prioridade e escolhendo outras ações para também realizarmos aqui", pontuou Geraldo Julio, adiantando que a PCR também vai erguer uma unidade de saúde na região.

As informações são da Assessoria de Imprensa da PCR.

Nenhum comentário