google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Paulista emprega técnica do bagwall para conter o avanço do mar na praia do Janga - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Paulista emprega técnica do bagwall para conter o avanço do mar na praia do Janga

Foto: Jorge Macrino
Tiveram início nesta segunda-feira (02.12) as obras de contenção do avanço do mar no Janga, em Paulista. A atual gestão municipal optou, mais uma vez, pela técnica bagwall para proteger a área degradada pela erosão costeira. Ao todo, cinco pontos são considerados críticos na orla do bairro. Com este trabalho, 500 metros da faixa de areia serão protegidos. A intervenção foi iniciada após a solenidade de assinatura da ordem de serviço pelo prefeito Junior Matuto (PSB).
Foto: Jorge Macrino
O chefe do Executivo municipal e o vice Jorge Carreiro (PCdoB) acompanharam o começo dos trabalhos, que ocorreu entre as ruas Henrique Justa e Betânia. O ato administrativo também contou com a presença de vereadores, moradores e comerciantes da área. A iniciativa é fruto de parceria com o Ministério da Integração Nacional. O investimento gira em torno de R$ 13 milhões.

A construção do bagwall na praia do Janga permitirá que a Secretaria Municipal de Infraestrutura também realize a recuperação de trechos do calçadão da Avenida Beira-Mar afetados pelo processo de degradação. Esta etapa será executada após a construção do dissipador de energia (bagwall), que já obtêm êxito na praia de Pau Amarelo.  

Além disto, a atual gestão municipal vai promover a manutenção em um trecho de 2,2 km da orla que já possui a técnica de enrocamento aderente na contenção do avanço do mar. A área contemplada neste segundo serviço tem início na Rua Aureliano Arthur Soares Quintas, ainda no Janga, e segue até a Rua Nossa Senhora Aparecida, em Pau Amarelo. Desde que foi construído, o enrocamento existente neste trecho nunca passou por qualquer adequação.

Como parte das ações que compõem a ordem de serviço assinada nesta segunda-feira (02.12), a obra de contenção do avanço do mar que já está sendo feita em Pau Amarelo será ampliada em 520 metros. Desta forma, a área protegida passará de 2,5 km de extensão. A iniciativa também é fruto de parceria com o Governo Federal.

Nenhum comentário