google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Paulista usa materiais recicláveis para ornamentar a cidade para o Carnaval - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Paulista usa materiais recicláveis para ornamentar a cidade para o Carnaval

Uma oficina foi montada para receber os resíduos sólidos doados pela população e transformá-los em arte

Foto: Francisco Marques / Prefeitura do Paulista
Em 2015, a decoração do Carnaval do Paulista andará de braços dados com a sustentabilidade. Com enfeites produzidos na Oficina Folia Sustentável, instalada na Escola Municipal Irmã Assunta, em Maria Farinha, a cidade será ornamentada com material reaproveitado nas principais vias de circulação, além da sede da prefeitura, a Praça dos Ipês – ao lado do TI Pelópidas Silveira – e o polo de folia em Pau Amarelo.

Para que a festa fique mais bonita, é fundamental que a população participe da ação entregando material reciclável em dois pontos de recolhimento, sendo um na própria Oficina Folia Sustentável e outro na sede da Prefeitura do Paulista, no Centro da Cidade. Garrafas PET de todos dos tamanhos, tampas plásticas, tela de construção e CDs velhos são alguns dos produtos mais desejados pelos artesãos que estão montam os enfeites.
Foto: Francisco Marques / Prefeitura do Paulista
Também é possível ser voluntário no espaço, onde será aprendido um novo ofício: criar arte com os resíduos sólidos. A oficina funciona de segunda a sexta-feira das 8h30 às 16h30. Mãe de um aluno da rede municipal de ensino do Paulista, Elaine Lopes, decidiu participar do trabalho. Para ela, tem sido prazeroso integrar a equipe que transformará o lixo na decoração carnavalesca da cidade onde mora. “Também vai ser muito bom aprender sobre esse tipo de artesanato e quando sair na rua com meu filho poder dizer que eu ajudei a fazer”, ressaltou a voluntária.

Planejada pela paisagista da Secretaria de Serviços Públicos do Paulista, Joseane Lira, a decoração terá mais de 300 peças suspensas nos postes das PEs 01 e 22, nove bonecos 3D representando o Carnaval pernambucano, estandartes e sombrinhas na Praça dos Ipês além de diversas ornamentações no polo de Pau Amarelo. A imagem de um caboclo de lança, símbolo do Maracatu, com dez metros de comprimento, será grafitada pelo artista local Ariel.

“O objetivo é unir o Carnaval com esse tema tão forte que é a sustentabilidade. Queremos mostrar que nós nos preocupamos com o Meio Ambiente e queremos transformar a nossa cidade em um lugar melhor e mais bonito, sem perder as cores que representam a folia”, destacou a paisagista.

Nenhum comentário