google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Festa da Lavadeira sai de Pernambuco para Goiás - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Festa da Lavadeira sai de Pernambuco para Goiás

Por Paula Brasileiro 

Reprodução/Facebook
A Festa da Lavadeira divulgou novo local de realização para 2015, pelo Facebook Reprodução/Facebook

A tradicional Festa da Lavadeira, que costumava ser realizada na Praia do Paiva, litoral sul de Pernambuco todo dia 1º de maio, terá novo local em 2015. Através do perfil do evento, no Facebook, o representante da festa divulgou, nesta segunda (23), que a Lavadeira seria realizada no povoado de São Jorge, no Estado do Goiás, dias 1º e 2 de maio.

Há alguns anos, a festa foi inviabilizada de ser realizada no seu local de origem, tendo sido levada primeiro para o Marco Zero do Recife e, em seguida, para o Bairro de São José. Segundo a organização do evento, a falta de apoio do Governo do Estado e da Prefeitura do Recife foram os motivos para que a festa fosse perdendo espaço, embora tenha sido reconhecida como patrimônio imaterial cultural de Pernambuco. Em seu perfil no Facebook, o representante da Lavadeira postou a respeito da mudança de local: "Não se esqueçam que fomos expulsos do Estado, e não vamos choramingar."

Na mesma rede social, as opiniões do público se dividem em relação ao novo destino da Lavadeira. Luciene Pimentel postou: "Estou feliz que a festa esteja resistindo. Mas extremamente triste por ter saído do nosso Estado!". Já Maris Senhorinho comentou: "É totalmente inaceitável que uma festa com tradição e devoção, onde muitos se envolveram na luta pela permanência e resistência, seja feita fora do seu lugar de origem!". O internauta Maurício Silva apoiou a mudança: "É isso ... Bota essa LAVADEIRA pra passear pelo BRASIL! Um dia ela volta pra casa!"
 
Fonte:

Nenhum comentário