google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Paulo lidera movimento suprapartidário em defesa do hub da Latam para PE - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Paulo lidera movimento suprapartidário em defesa do hub da Latam para PE

O governador Paulo Câmara reúne a sociedade civil, deputados estaduais e ex-governadores de Pernambuco nesta quinta-feira (11/06/15), às 10h, no Palácio do Campo das Princesas, num movimento suprapartidário em defesa da implantação no Estado, do hub, novo centro de vôos internacionais e nacionais que o Grupo Latam (formado pela brasileira TAM e a chilena LAN) pretende implantar no Brasil em 2016. Recife disputa o empreendimento com Fortaleza (CE) e Natal (RN). 

Foto: Roque de Sá
Nesta manhã, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, antecipou ao governador pernambucano que o Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre entrará, em 2016, na próxima rodada do Programa de Investimento em Logística (PIL) do Governo Federal. 

"Todos os segmentos da sociedade estão convocados para participar desse movimento. Assim como nos reunimos em defesa da refinaria, da Fiat, estamos agora nos unindo em torno do hub. Pernambuco tem grandes chances e o governador Paulo não tem medido esforços para mostrar que nosso estado tem as melhores condições técnicas frente aos concorrentes", afirmou o secretário da Casa Civil, Antônio Figueira. Paulo Câmara já esteve em São Paulo e em Brasília reunido com a presidência da TAM e com os ministros da Aviação Civil, da Defesa e do Planejamento, além da Aeronáutica, para tratar do tema. 

Na reunião de quinta-feira (11), o secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente de Suape, Thiago Norões, fará uma explanação das vantagens de Pernambuco na disputa pelo Hub. O aeroporto pernambucano foi eleito, em abril, o melhor aeroporto do Brasil pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República.

O levantamento elaborado pela SAC foi feito ao longo de 2014. Foram entrevistados 64.539 passageiros de voos domésticos e internacionais nos 15 aeroportos de maior movimentação no Brasil: Recife, Galeão, Congonhas, Manaus, Salvador, Cuiabá, Viracopos, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba, Guarulhos, Confins, Natal e Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

Na reunião que o governador teve com a presidente da TAM, Cláudia Sender, em maio, em São Paulo, ele destacou como vantagens do estado a localização geográfica, a infraestrutura logística, o turismo, o polo automotivo, o polo médico, o polo petroquímico, as universidades e o polo tecnológico”, disse o governador Paulo Câmara. Outro aspecto que Paulo considerou como diferencial de Pernambuco é o planejamento de médio prazo – o Programa Pernambuco 2035 – com o qual o centro de vôos se enquadra. O prefeito do Recife, Geraldo Julio, acompanhou o governador na reunião com a  TAM.

BANCADA FEDERAL - Na próxima segunda-feira (15), às 11h, será a vez da bancada federal de Pernambuco se reunir com o governador Paulo Câmara no Palácio. Todos os deputados federais e os senadores pernambucanos são convidados. Antônio Figueira já antecipou o convite, por telefone, a um dos coordenadores da bancada de deputados, Carlos Eduardo Cadoca. 

A expectativa do setor aeronáutico brasileiro é que o novo centro de vôos crie entre 8 mil e 12 mil empregos diretos e indiretos, com um investimento de R$ 3,9 bilhões.  O principal objetivo do “hub” é ampliar a atuação das  empresas do grupo em vôos entre a América do Sul e a Europa, considerando a posição geográfica estratégica da região Nordeste.

Segundo a Latam, o projeto traz oportunidades de novos voos, destinos, rotas e  conexões para toda a área ao Norte do Distrito Federal, especialmente as Regiões Norte e Nordeste. O novo “hub” tem foco na ampliação de opções de conectividade para os passageiros, tanto em voos dentro do Brasil, como nas conexões com a América Latina e com grandes centros europeus.
 
As informações são do Governo de PE

Nenhum comentário