google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Sede do América vira Imóvel Especial de Preservação - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Sede do América vira Imóvel Especial de Preservação

Prefeito assinou decreto preservando casarão localizado na Estrada do Arraial que se soma a outros 104 imóveis protegidos desde 2013 

Foto: Andréa Rêgo Barros
O Recife ganhou nesta segunda-feira (22) mais um Imóvel Especial de Preservação (IEP). O prefeito Geraldo Julio assinou o decreto que classifica a sede do América Futebol Clube, na Estrada do Arraial, em Casa Amarela, como IEP. O imóvel se junta a outros 104 locais que também passaram a ser áreas de preservação do início da gestão, em 2013, até hoje. O objetivo é valorizar a diversidade espacial e cultural da cidade a partir das suas diferentes paisagens formadas pelo patrimônio natural e construído, elementos que fazem parte da identidade do Recife.

Foto: Andréa Rêgo Barros
“A sede do América possui uma vida toda especial, não só pela arquitetura e a forma como foi projetada, mas pela vida que teve em várias décadas. E agora o América tem futuro também. Com esta ato, a gente preserva a história e constrói um futuro melhor para a cidade”, disse o prefeito Geraldo Julio.

O trabalho técnico que indicou o imóvel foi realizado pela equipe da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural (DPPC), órgão ligado à Secretaria de Planejamento Urbano do Recife. A assinatura do documento formaliza a decisão, aprovada por unanimidade, na última reunião do Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU), realizada na última quinta-feira (18). O América Futebol Clube completou 100 anos em 2014 e faz parte da história do futebol pernambucano.

“Você pegar um imóvel como o do América e transformar em IEP, você está mostrando à cidade uma decisão importante de que para se ter futuro, tem que ter compromisso com o seu passado também. Nós estamos fazendo uma inversão do modelo de desenvolvimento que o Recife teve nas últimas décadas”, acrescentou o prefeito.

Na assinatura da Lei Municipal 16.284/1997 foram determinados 154 IEPs. Desde então, até o ano de 2012, apenas outros dois imóveis foram a integrar a lista. Entre 2013 e 2015, 105 imóveis foram decretados como de Preservação. Além da sede do América, a sede do Sport Club do Recife, na Ilha do Retiro, e do antigo Colégio Marista, na Boa Vista, também entraram na lista em abril de 2014.
“Esses Imóveis Especiais de Preservação precisam, como o próprio nome diz, preservar elementos e características que justificaram a sua entrada neste tipo de enquadramento. E também são oferecidos alguns estímulos, vantagens e benefícios que a legislação confere para que alguns empreendimentos sejam feitos preservando esses imóveis”, explicou o secretário de Planejamento Urbano, Antônio Alexandre.

O imóvel, localizado no número 3107 da Estrada do Arraial, bairro de Casa Amarela, passa a ser protegido pela Lei Municipal 16.284/1997 que estabelece normativas específicas para os Imóveis Especiais de Preservação. “Esse gesto feito pelo prefeito Geraldo Julio, com o reconhecimento da sede do clube como Imóvel Especial de Preservação, vai possibilitar mais 100 anos para o América. Isso vai fazer com que ninguém mais mexa na nossa história, não só pelos detalhes arquitetônicos, mas pela imaterialidade que tem ali”, afirmou o presidente do clube, Celso Muniz.

A construção da casa é datada da década de 1950 e para sua indicação enquanto um IEP foram observados os conceitos sobre patrimônio cultural, somado à importância que a casa agrega à história urbana e arquitetônica da época, além do seu valor estético. Outro forte aspecto que foi relevante para a sua classificação foi o fato do imóvel estar localizado no entorno de um monumento tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Sítio Trindade.

O ato também foi muito comemorado pelo Conselho de Arquitetos e Urbanistas de Pernambuco (CAU-PE) e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil em Pernambuco (IAB-PE). “A Prefeitura do Recife, quando reconhece a sede do América como IEP, reconhece a cidade que precisamos. Uma cidade que não destrói o que foi construído, mas que trabalha com o que já foi construído”, disse o presidente do CAU-PE, Roberto Montezuma. “Foi a sociedade que pediu este movimento e o América está vivo. O América que está dentro de cada pessoa vai continuar vivo e o prefeito atendeu a este pedido”, acrescentou Vitória Régia Andrade, presidente do IAB-PE.

Nenhum comentário