google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Paulo Câmara debate novas estratégias para o desenvolvimento do setor logístico - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Paulo Câmara debate novas estratégias para o desenvolvimento do setor logístico

Fotos: Hélia Scheppa/SEI
O governador Paulo Câmara participou, na manhã desta segunda-feira (12.03), do evento Logística e Inovação – uma estratégia para Pernambuco. Realizada no Teatro do shopping RioMar, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife, a iniciativa propôs um debate sobre a vocação logística e estratégica de Pernambuco, analisando maneiras de aliar novas tecnologias para geração de vetores de crescimento que resultem na melhoria do ambiente de negócios. O evento foi promovido pela empresa Cone S/A e contou com o apoio do Governo de Pernambuco. Na oportunidade, foram debatidas também novas formas de estímulo à ampliação das demandas do Complexo Portuário de Suape, atrelado às estratégias de inovação e tecnologia do Porto Digital.

Paulo aproveitou a ocasião para parabenizar a iniciativa e colocou o Estado à disposição do setor para parcerias que ajudem Pernambuco a se desenvolver econômica e socialmente. “É um debate importante e fundamental. Pernambuco tem essa vocação de logística que vem crescendo nos últimos anos. O mundo agora é da economia do conhecimento, da economia criativa, e a logística está no centro disso. Então, a gente quer debater, ver quais são as oportunidades para o futuro, ver o que e como é que o Estado pode incrementar o seu planejamento, o foco e as ações para que a gente possa cada vez mais atrair empreendimentos, atrair emprego, atrair renda. Pernambuco já tem uma localização privilegiada, agora é criarmos cada vez mais condições dos investimentos chegarem, das pessoas escolherem Pernambuco para ser o grande centro de logística do Nordeste, como já é hoje, e olhar o futuro”, defendeu o governador.

O chefe do Executivo estadual também destacou a importância de uma infraestrutura adequada para a atração de novas oportunidades. “A ampliação do Complexo Industrial de Suape vai acontecer a partir de novas oportunidades que vêm ocorrendo a cada momento, novos terminais de containers, parcerias cada vez maiores com o Porto Digital, dentro da tecnologia da informação cada vez mais presente. Vemos ampliação, cada vez mais, do número de conexões a partir do nosso aeroporto internacional, questões de estradas, questões de água, meio-ambiente, tudo isso faz parte dessas discussões para o futuro. Discussões que têm a logística como um grande carro-chefe. A economia do conhecimento está presente no mundo todo e precisa cada vez mais de logística para que as pessoas tenham respostas aos seus anseios com a celeridade necessária”, cravou.
Fotos: Hélia Scheppa/SEI
Para o anfitrião do evento, Marcos Dubeux, diretor presidente da Cone S/A, o evento pode oportunizar novas possibilidades de negócios, tanto para o setor público quanto para o privado. “Aqui, podemos conhecer e entender o que deu certo em outras regiões, em outros países, e como eles ganharam destaque no setor. Tudo para que possamos desenvolver novas empresas, criar novas soluções a partir desses exemplos de sucesso, que possam ser desenvolvidas em Pernambuco. E uma dessas soluções é a integração do Porto de Suape ao Porto Digital, com a união de estratégias que vai impulsionar a melhoria do setor”, pontuou.

Entre os temas abordados no seminário estiveram: Como Suape pode se tornar um cluster logístico de referência na América Latina, os conceitos de logística e os benefícios, e como a população, em geral, pode entender a importância da logística no dia a dia das pessoas. Palestraram no evento Jorge L. Quirino, CEO do Canal do Panamá, e Yossi Sheffi, líder e diretor do Centro de Transportes e Logística do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Acompanharam o governador Paulo Câmara no evento o deputado federal Tadeu Alencar; a secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lúcia Melo; o secretário de Planejamento e Gestão, Márcio Stefanni; o secretário das Cidades, Francisco Papaléo; o presidente do Porto de Suape, Marcos Baptista; e o presidente da AD Diper, Leonardo Cerquinho; além do prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira; a da prefeita de Ipojuca, Célia Sales.

Nenhum comentário