google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Educação é prioridade para a gestão do prefeito Junior Matuto - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Educação é prioridade para a gestão do prefeito Junior Matuto

A educação é prioridade na gestão do prefeito Junior Matuto. O município conseguiu atingir um dos melhores resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), do Ministério da Educação, com as notas 4,7 nos Anos Iniciais e 3,9 nos Anos Finais. Na última década, a gestão conquistou uma marca histórica, quando o indicador subiu 0,6% e 0,5% respectivamente, em comparação com os demais levantamentos realizados pelo MEC.

Os números refletem os investimentos aplicados pela Prefeitura de Paulista, como as constantes formações dos profissionais da rede; a melhoria da estrutura física das unidades; além da implantação de ações estratégicas, como o Cuidar Primeira Infância, o Olhar Paulista, o Propaz, o Escola de Pais, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), o Secretaria Interativa; a unificação do cardápio da merenda; ampliação dos polos de educação inclusiva; e o Programa de Paz nas Escolas; entre outros.
  
No quesito gestão eficiente na utilização dos recursos federais na área de educação, o município conquistou a nota 9,58 no IdeGES (Índice de Desempenho da Gestão Descentralizada do PDDE – Programa Dinheiro Direto na Escola) 2017, do Ministério da Educação. Entre as 184 cidades de Pernambuco, Paulista ficou em oitavo lugar. Na classificação geral, o município está à frente das prefeituras de Olinda, Igarassu e Recife.

Destaque também para o aumento significativo na matrícula dos alunos com deficiência. Em 2015, apenas 15 alunos estavam matriculados. Em 2018, a rede municipal de ensino contabiliza 580 estudantes que precisam de atenção especial. Dando suporte no aprendizado desses alunos, ao todo, 300 profissionais especializados atuam como apoio em sala de aula e 32 professores estão voltados ao Atendimento à Educação Especializada (AEE).

A Educação criou a Avaliação Municipal do Desenvolvimento Escolar do Paulista (AMUDEP). A ferramenta tem como objetivo diagnosticar o estágio de conhecimento do aluno, como analisar a evolução do desempenho dos estudantes dos 3º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, tendo provas aplicadas nas disciplinas de português e matemática.  A gestão sempre dependia das avaliações externas, como o IDEPE e o IDEB. A partir de agora, a ferramenta vai ajudar os educadores e os estudantes simultaneamente.

Para o próximo ano, a gestão municipal pretende manter a parceria exitosa com a empresa Jeep Chrysler, através do fortalecimento do Programa Qualiescola (Rota do Saber); estender para todas as escolas o Programa Olhar Paulista, através da parceria com a Secretaria de Saúde; ampliar o Propaz e acompanhar a implementação da Base Curricular Municipal, traçando estratégias que ampliem a conexão com a Base Nacional Comum Curricular, dentre outros. Atualmente, o município conta com 62 unidades de ensino e 19.864 alunos matriculados. 

Nenhum comentário