google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Paulista avança na política da Assistência Social e do Esporte - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Paulista avança na política da Assistência Social e do Esporte

Trabalhar em prol da população é um dos compromissos primordiais da Prefeitura do Paulista, que nos últimos dois anos, através da Secretaria de Políticas Sociais e Esportes (SPSE), deu continuidade as realizações para melhorar a vida dos moradores da cidade. Seja na assistência social ou no esporte, a SPSE promoveu inúmeras ações, projetos e programas que contemplaram crianças, adolescentes, adultos e idosos de diversas localidades. Em 2018, além de ser um ano de inovação, a secretaria mudou de endereço, garantindo um atendimento ainda mais qualificado e acolhedor a população. 
Na primeira infância, o Programa Criança Feliz foi implantado e impactou positivamente em 600 famílias, totalizando uma média de 2,5 mil pessoas, que semanalmente são acompanhadas por profissionais da assistência. Com esse acompanhamento há uma intervenção permanente, que orienta as pessoas na busca por serviços de direito para as crianças e para as gestantes. Dentro do programa, ainda foi realizada uma grande campanha natalina que arrecadou presentes para fazer o Natal da garotada ainda mais feliz.
No Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, através de parcerias com ONG’s, foram oferecidos cursos de música e oficinas esportivas para crianças e jovens na cidade. Já a boa idade do Paulista contou com uma série de intercâmbios culturais, além das festividades de Carnaval, São João e a participação nos Jogos Solidários da Pessoa Idosa, que juntos proporcionaram dias de lazer, esporte, inclusão, além de empoderamento.
Os impactos positivos proporcionados pela secretaria não ficaram apenas no campo das ações. O órgão passou por uma série de mudanças estruturais quando passou a funcionar em um novo prédio, totalmente reformado, que proporcionou mais conforto e agilidade no atendimento. Além da mudança de endereço da sede, o CRAS do Janga mudou-se para uma área ainda central no bairro e agora conta com um ambiente maior e mais cômodo para atender a população. A equipe técnica também ganhou reforço, com a ampliação do quadro de funcionários dos CRAS e a recém chegada dos 31 concursados para atuar na Assistência Social.
A Casa das Juventudes, localizada em Maranguape II, certificou mais de 150 jovens em informática, através do curso da empresa norte-americana SISC, que ofereceu certificados validos internacionalmente para os concluintes. Ainda no local, um curso de instrumento de cordas vem sendo oferecido, possibilitado que jovens da localidade conheçam e se envolvam com a música através de violões, violoncelos e violinos.
A qualificação profissional não abrangeu só a população, mas também os servidores da secretaria, que realizaram cursos de Libras para que o atendimento nas unidades fosse mais inclusivo. Segundo o secretário de Políticas Sociais e Esportes do Paulista, Augusto Costa, com a formação dos profissionais é possível oferecer serviços com ainda qualidade para o povo. “Em nossas atividades nós só buscamos oferecer o serviço qualificado que a população merece e precisa. Não medimos esforços para que nosso usuário seja bem atendido e orientado”, revelou o gestor.
O Centro de Referência Especializado da Assistência Social, que é a proteção especial da cidade, fortaleceu o Centro Pop, segmento voltado para os moradores de rua, que busca localizar os familiares desses moradores. O número de crianças e adolescentes no acolhimento da cidade diminuiu por conta das intervenções no grupo familiar dessas crianças e adolescentes assistidos nas unidades. Isso possibilitou que muita gente já voltasse para o seio familiar.
Em 2018, o esporte no município alcançou novos patamares ao realizar a Taça Nordeste de Futebol Feminino, que contou com a participação de oito estados nordestinos e movimentou cidades da Região Metropolitana do Recife e do interior do Estado. Para a criançada, o Programa Virando Jogo continuou oferecendo atividades esportivas no contra turno escolar. No mês de julho, a SPSE realizou o projeto Férias Esportivas, que reuniu crianças na Orla do Janga para atividades de esporte e recreação. Ainda na área esportiva, Seleção do Paulista conquistou neste ano o tricampeonato na Copa do Interior, após uma campanha impecável.
Em sua análise do biênio Augusto Costa declarou que espera realizar mais atividades que impactem positivamente o município. “Ao relembrar esses avanços tenho a certeza que estamos cuidando das pessoas e fazendo o melhor para cidade. Espero que em 2019 possamos proporcionar grandes feitos para o público-alvo da nossa pasta para que possamos servir cada vez melhor a sociedade paulistense”, cravou o secretário municipal de Políticas Sociais e Esportes.

Nenhum comentário