google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Prefeitura do Paulista e Itaú Social firmam parceria para formação de professores e fortalecimento do controle social - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Prefeitura do Paulista e Itaú Social firmam parceria para formação de professores e fortalecimento do controle social

A Prefeitura do Paulista galgou mais um passo importante na melhoria da qualidade de ensino oferecido na rede municipal. Nesta quarta-feira (16.01), a gestão firmou uma importante parceria com o Itaú Social, fundação que atua há 25 anos apoiando a educação pública no Brasil, especialmente nos municípios.
A parceria firmada prevê um trabalho de formação de professores dos Anos Iniciais da Educação Infantil, garantindo maior qualidade de ensino. O programa ainda vai agir na qualificação dos integrantes do Conselho de Educação, fortalecendo assim a democratização da gestão escolar.
Um próximo encontro acontecerá no próximo mês, quando será planejado o passo a passo prático do programa. Com duração prevista de dois anos – 2019/2020, a iniciativa vai acontecer através da Avante, entidade que atua na formação de educadores e tecnologias educacionais e na mobilização e capacitação para o controle social.
Sônia Dias, coordenadora de Implementação de Programas da Fundação Itaú Social, explicou que a escolha de trazer o programa para o município, em meio aos selecionados que atendiam os pré-requisitos de ter até 500 mil habitantes e mais de 10 mil alunos matriculados, é que Paulista já vem investindo na formação de professores.
“Além de Paulista se encaixar nos critérios, o que chamou muito nossa atenção foram todos os movimentos que já estão sendo feitos na formação de professores, na reorganização da rede, nas atuações que também contemplam a diversidade, tanto na questão racial, como nas pessoas com deficiência, então entendemos que Paulista já tem um campo bastante fértil para o desenvolvimento das ações do programa,” avaliou Sônia.
Para o secretário de Educação Carlos Junior, esta parceria vem no momento certo, quando o município busca vencer o desafio de fortalecer os Conselhos Escolares implantados na rede municipal de ensino, consolidando assim a democratização da gestão.
“Esta parceria vai nos ajudar, capacitando estes integrantes dos Conselhos Municipais de Educação, porque não adianta o conselho está constituído, se não houver capacitação e formação, para que ele possa atuar, realmente em prol da comunidade. Então esta parceria com o Itaú Social, vem, além de trabalhar a formação dos professores da educação infantil, como também melhorar a atuação desses conselhos, garantir a participação da sociedade dentro das escolas, agora de forma mais profissional,” enfatizou Carlos Junior.
Esta parceira de formação de professores e capacitação dos Conselhos de Educação, agora possui um peso diferenciado para o município, porque atualmente a rede municipal é formada por 85% de professores efetivos, então, a formação realizada ficará como legado para a gestão, como avalia o prefeito Junior Matuto.
“Nossa preocupação com a educação tem sido ampla e permanente. A gente cuida da merenda, da estrutura, garante a participação de todos que formam a comunidade escolar, mas se preocupa principalmente com a formação dos nossos professores. Como agora a maioria ingressou na rede por concurso, a formação fica como um legado. Então, uma parceria como esta, com o Itaú Social, é o jogo do ganha-ganha, onde todos ganham, mas principalmente os alunos, que terão uma educação cada vez com mais qualidade”, finalizou o prefeito.

Nenhum comentário