google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Entenda porquê o coelho e os ovos de chocolate se tornaram símbolos da Páscoa - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Entenda porquê o coelho e os ovos de chocolate se tornaram símbolos da Páscoa

Para os cristãos a celebração da páscoa tem um significado especial, pois se comemora, segundo o Antigo Testamento, a ressurreição de Jesus Cristo - o filho de Deus. Mas e de onde surgiram os ovos de chocolate? o coelho? E os seus significados, será que tem alguma relação com a festividade cristã? Nesta matéria vamos falar um pouco sobre estes símbolos e o que cada um deles representam.

Os ovos da páscoa, feitos de chocolate e, geralmente recheado de surpresa, se tornou também um símbolo pascoal tradicional na anual festa cristã. De tamanhos e sabores diferentes, os ovos de chocolate costumam ser uma ótima opção para presentear amigos e familiares na semana santa. Para alguns religiosos o ovo representa o símbolo do nascimento e da vida. Por essa razão há uma ligação com a ressurreição de Jesus, que representa a esperança de uma nova vida para a humanidade.

Segundo pesquisadores, presentear as pessoas com ovos é um costume antigo, comum entre os povos que habitavam a região do Mediterrâneo, do Leste Europeu e do Oriente. Durante as festas realizadas com a chegada da primavera, os ovos eram cozidos e pintados com desenhos que lembravam plantações e formas relacionadas a colheita. Estes ovos coloridos eram trocados, na esperança de ter fertilidade do solo e abundancia nas colheitas.

Ao longo dos anos estes ovos coloridos ganharam imagens de Jesus e Maria, e começaram a fazer parte das festas cristãs, e logo se tornou uma tradição da semana santa. Com o passar do tempo, o ovo de chocolate entrou para as tradições do período das festas da Semana Santa. Alguns autores acreditam que a tradição do ovo de chocolate surgiu depois do século XVIII, sendo uma invenção de confeiteiros franceses.

Alguns historiadores atestam que os ovos de Páscoa ficaram mais populares durante a revolução industrial do chocolate, no século XIX, na Inglaterra.

Além dos famosos ovos de chocolate, outro que não pode faltar nas vitrines das lojas é o coelhinho da Páscoa. O animal, que também se tornou um símbolo da festa, representa a esperança e renovação, pois reproduz em grandes ninhadas. No Brasil, estes animais só passaram a representar a Páscoa no final do Século XVII, através dos imigrantes alemães.  

Nenhum comentário