google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Em Olinda, programa viabiliza reaproveitamento de garrafas de vidro - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Em Olinda, programa viabiliza reaproveitamento de garrafas de vidro

Em apenas quatro meses - de janeiro a abril - já foram recolhidas cerca de 60 toneladas em garrafas de vidro em Olinda. O material descartado por 26 bares e restaurantes da cidade, em especial do Sítio Histórico e da orla, é captado através do “Programa de Reciclagem de Vidros”, da empresa Nova Brasil Ambiental.  A iniciativa é apoiada pela Prefeitura de Olinda.

As empresas colaboradoras recebem uma caixa de pallet com a identidade do programa onde passam a descartar garrafas de vidro. Duas vezes por semana, em dias e horários previamente acordados, o lixo é recolhido e levado para reciclagem. “O vidro é separado por cores (âmbar, verde e incolor), triturado e usado como matéria-prima para fabricação de novas garrafas”, explica a engenheira e idealizadora do projeto, Juliana Maia.

Além dos pontos comerciais atendidos, a empresa Nova Brasil Ambiental agora planeja atender áreas residenciais. Para isso, dez condomínios da orla de Olinda estão fazendo parte do projeto piloto. Cada prédio receberá a caixa coletora e terá o recolhimento das garrafas de vidro feito por meio do “Programa de Reciclagem de Vidros”. 

“Desde 2017, iniciamos com alguns pontos e eu mesma com um reboque fazia a coleta a cada 15 dias. Porém, no começo deste ano, demos início ao programa, chegando a 26 pontos com duas coletas semanais em Olinda. Agora queremos as áreas residenciais. Se depender de nós, nem mais uma garrafa virará lixo”, ressalta Juliana Maia.
Por que o foco no vidro?
O vidro é o único que pode ser reciclado diversas vezes que não perde suas características físico/química. Regionalmente, os serviços de reciclagem de vidro são defasados e concentrados basicamente na região Sul e Sudeste do País. No Nordeste as empresas focam em outros resíduos recicláveis e os catadores preferem material leve para carregar em suas carrocinhas, como PET/Latinhas. Assim, diariamente, toneladas de vidros são despejadas em aterros, onerando os custos das prefeituras com o descarte desse tipo de lixo.

Condomínios participantes:
Paul Ricard
Ed. Mizon Monet
Ed. Amarige
Estação Olinda
Ed. Atlanta
Ed. Daytona
Ed. Bizance
Ed. Kamares
Estação Atlântico Norte
Quatro Rodas

Nenhum comentário