google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Luciana Santos visita Sindicato das Domésticas e anuncia 120 novas vagas para capacitação - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Luciana Santos visita Sindicato das Domésticas e anuncia 120 novas vagas para capacitação

Capacitação profissional para pernambucanas que trabalham como empregadas domésticas. Esse foi o tema abordado na da governadora em exercício, Luciana Santos, ao Sindicato da classe, nesta quinta-feira (02.05). Ao lado da secretária estadual da Mulher, Silvia Cordeiro, a chefe interina do Executivo estadual anunciou a implantação de um curso de capacitação para 120 empregadas domésticas em Pernambuco. O encontro marcou os quatro anos da regulamentação da PEC das Domésticas.

“Achei muito importante vir aqui, na primeira vez em que uma mulher assume o Governo, como uma iniciativa simbólica. Quatorze por cento das mulheres trabalhadoras em Pernambuco são empregadas domésticas, e a luta que a gente tem é para reconhecer direitos. Uma luta que acompanho há anos. A Secretaria da Mulher vai fazer essa capacitação, com cursos sobre direitos e sobre a atividade profissional, que vão agregar valor e conhecimento e aprimorar não apenas a qualificação, mas também funcionará como um exercício de cidadania”, assegurou a governadora em exercício.

A secretária Silvia Cordeiro, que conhece bem a história do Sindicato das Domésticas desde a época em que era ainda uma associação, celebrou a conquista da categoria, que emprega em sua grande maioria mulheres. “Ainda quando Luciana Santos era deputada federal, apresentamos essa proposta de construção com o sindicato, através de emenda parlamentar, para oferecer um projeto que será avaliado por vocês e feito em parceria com vocês, no horário em que vocês puderem”, explicou a secretária às trabalhadoras que participaram do encontro.

Luíza Batista, diretora-geral do Sindicato das Empregadas Domésticas de Pernambuco, acompanhou a visita e elogiou a iniciativa do Governo do Estado. “Qualquer trabalhador ou trabalhadora, de qualquer categoria, a partir do momento que se qualifica tem condições de negociar um salário melhor, condições de trabalho melhores, e é isso que o sindicato espera. Esperamos que, com a qualificação, as companheiras possam negociar um salário melhor”, afirmou.
A diretora-geral também comentou a regulamentação da emenda constitucional, que entrou em vigor em 2015. “Houve melhoras, houve avanços, mas também a gente percebe que a informalidade ainda é muito alta, por conta tanto da questão de muitos empregadores não respeitarem a lei, como também pela situação em que o País vive atualmente, quando muitos estão perdendo seus empregos. Quando isso acontece, a primeira coisa que eles tiram do orçamento é justamente a trabalhadora doméstica”, acrescentou Luíza Batista.

Michele dos Santos é empregada doméstica e acompanhou a reunião. Ela se disse animada para participar do curso de aprimoramento das técnicas de cozinha. “Eu achei super legal, visse? É ótimo! Vai facilitar para a gente arrumar emprego, porque a gente tendo uma qualificação é mais fácil do que uma pessoa que não tem. A patroa não vai querer contratar uma pessoa que não tenha qualificação. Lógico que ela vai preferir uma que tenha”, observou a trabalhadora.

PORTO DIGITAL – Ainda nesta quinta-feira, a governadora em exercício visitou o Porto Digital, para conhecer o Programa MINAs, que visa atrair mulheres para trabalharem no mercado de inovação baseado em tecnologias da informação. Luciana Santos visitou o prédio que acolherá a ideia do programa, batizado de Moeda 50, localizado na Rua da Moeda, nº 50, no Bairro do Recife. Associado ao acolhimento do programa, o espaço, que deve ser inaugurado até o final deste ano, funcionará como uma creche do Porto Digital.

O público-alvo preferencial será de crianças cujas mães trabalham nas empresas do órgão ou que residam nas imediações do Bairro do Recife. Serão 181m² de área para as crianças e outros 120m² para o ambiente de trabalho compartilhado. Com base nos princípios do programa MINAs, o principal objetivo é apoiar a reinserção das mães no mercado.

“Queremos, com o Programa MINAs, estimular a atividade profissional de mulheres na área de tecnologia da informação. Além do espaço que será utilizado como ambiente de trabalho, a creche vai incentivar as mulheres a continuarem no mercado de trabalho. São ações importantes para a melhoria da qualidade de vida da mulher pernambucana”, afirmou Luciana Santos.

Nenhum comentário