google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Olinda é escolhida como Rota Turística Estratégica e participa do Investe Turismo - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Olinda é escolhida como Rota Turística Estratégica e participa do Investe Turismo

A cidade de Olinda integra o grupo de cidades definidas como Rotas Turísticas Estratégicas e está participando do Investe Turismo. Um programa do Governo Federal que tem o objetivo de inicialmente, com R$ 200 milhões, otimizar os serviços turísticos oferecidos, aumentando qualidade de infraestrutura e gerando empregos.

 Para tratar do tema, o prefeito, Professor Lupércio, recepcionou, nesta segunda-feira (01.07), o presidente do  Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Gilson Machado; e o secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Ministério do Turismo, Aluizer Malab. Com eles também esteve o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.

Pela manhã, foi realizado um seminário no auditório do Museu Cais do Sertão, no Recife, com detalhes do programa, realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que ficará com a alocação dos recursos. O evento também contou com a presença do  do vice-prefeito de Olinda, Márcio Botelho; e do Secretário de Patrimônio Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Olinda, João Luiz.

De acordo com informações apresentadas pelo Ministério do Turismo, o programa possibilitará a entrega de um Plano Integrado de Posicionamento de Imagem do Brasil, um Plano Nacional de Atração de Investimentos e a implantação de um Mapa do Turismo Inteligente. Prevista no Plano Nacional de Turismo 2018/2022, a primeira ação tem como foco identificar e definir um novo posicionamento do Brasil como destino turístico. Por meio de uma plataforma online, o mapa vai identificar e georreferenciar iniciativas inovadoras de empresas, instituições e órgãos públicos do setor de turismo nas 27 Unidades da Federação.

O prefeito, Professor Lupércio,  explicou a importância de ter Olinda como integrante do programa. "Nós entendemos o turismo como um dos caminhos responsáveis pelo desenvolvimento da nossa cidade e estamos integrando forças para que isso aconteça cada vez mais", explicou.

Na mesma linha, o secretário João Luiz, destacou o fato de o "Alto da Sé, conhecido pelo artesanato, tapiocas, igrejas, sem falar das belezas naturais, ser o destino mais procurado em Pernambuco".

Um conjunto de ações está previsto pelo programa, que agrega a interlocução de gestores públicos, lideranças empresariais e membros dos conselhos municipais e instâncias de governança regionais de turismo em um plano de gestão focado em uma agenda integrada para o desenvolvimento de cada região. Realização de visitas técnicas nacionais e internacionais para identificar as melhores práticas de inovação e qualificação dos produtos e serviços turísticos também está no escopo do trabalho que será realizado pelo Investe Turismo.

O secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Ministério do Turismo, Aluizer Malab, explicou que no Estado serão três rotas contempladas: Recife, Olinda, Igarassu e Itamaracá; Porto de Galinhas e Tamandaré; e Fernando de Noronha.

Nenhum comentário