google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Programa “Em Frente Brasil” é lançado no município do Paulista - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Programa “Em Frente Brasil” é lançado no município do Paulista

O município do Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR), acaba de fortalecer ainda mais a sua segurança pública. É que na manhã desta sexta-feira (30) foi lançado na cidade, o programa do Governo Federal “Em Frente Brasil”, onde 100 agentes da Força Nacional ficarão por 120 dias no município dando apoio nas ações de policiamento ostensivo, preservação da ordem pública e de segurança do cidadão e do patrimônio.
O projeto piloto de combate à criminalidade violenta contemplou cinco cidades da Federação, uma por região. No Nordeste, Paulista (PE), no Norte, Ananindeua (PA), no Sudeste, Cariacica (ES), no Sul, São José dos Pinhais (PR) e no Centro-Oeste, Goiânia (GO). O objeto central da iniciativa é reduzir a zero o número de homicídios, feminicídios, estupros, latrocínios e roubos nas cidades em questão.
A escolha de Paulista como a única cidade do Nordeste a tocar esse projeto está sendo colocada como uma forma de reconhecimento ao sólido trabalho de prevenção à violência que já vem sendo exercido na cidade. Nos últimos anos, o município adquiriu 66 câmeras de vídeo monitoramento, que estão espalhadas em pontos estratégicos da cidade, como as vias que dão acesso aos principais bairros, praças e logradouros públicos, além da orla da praia do Janga. O investimento do município na tecnologia resultou na diminuição de quase 100% no número de investidas criminosas à bancos e estabelecimentos com caixas eletrônicos que permitem saques bancários.
“Estamos diminuindo progressivamente o índice de violência em nossa cidade, até sermos reconhecidos nacionalmente. Peço a Deus para que essa parceria lançada aqui hoje com a União e o Governo Estadual nos traga resultados ainda mais satisfatórios no que se refere ao combate à criminalidade e a violência, pois, o que for consolidado aqui em Paulista, certamente será disseminado para o resto do país”, afirmou o prefeito da cidade do Paulista, Junior Matuto
Já o secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Paulista, Manoel Alencar, chamou a atenção para os números positivos obtidos pelo município nos últimos anos no campo da segurança pública. “Comparando os anos de 2017 e 2019, a redução no número de homicídios no município do Paulista é bastante significativa, apresentando uma diminuição de 75% de assassinatos. Também estamos trabalhando bastante a questão da prevenção nas salas de aula com o Programa Nacional de Resistências às Drogas e Violência (PROERD). Essas e outras políticas públicas de enfrentamento a violência pesaram a favor de Paulista no momento da escolha da cidade que representaria o Nordeste no programa”, salientou Alencar.
Representando a Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco, o sec. executivo da pasta, Humberto Freire, falou sobre a sua expectativa em relação ao programa. “Estamos nesse momento congregando mais atores a este esforço integrado que nós já temos no “Pacto pela Vida” para a manutenção da ordem pública. Com relação às expectativas, posso afirmar que são as melhores possíveis.  A partir de agora, o município ganha além do reforço no policiamento ostensivo, ganha nos trabalhos de investigações, na tentativa de identificar os componentes dos grupos criminosos”, destacou o Dr. Humberto.
Por último, o chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Joselito Amaral, destacou de qual forma a polícia civil vai contribuir com a iniciativa. “Esse gesto da União, na verdade, vem para somar com tudo aquilo que já vem sendo feito em Pernambuco, que é a atuação integrada dos órgãos operativos que compõem a Secretaria de Defesa Social (SDS).  Em relação ao trabalho da Polícia Civil no programa, eu posso garantir que haverá um esforço muito grande para elucidar crimes como homicídios, roubo qualificado, assalto à banco, entre outros”, concluiu Joselito.

Nenhum comentário