google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Maria da Penha inaugura sede do IMP na Secretaria do Trabalho estadual - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Maria da Penha inaugura sede do IMP na Secretaria do Trabalho estadual

A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco (Seteq) abre as portas, hoje(05.09), para receber, de forma inédita, a primeira unidade do Instituto Maria da Penha (IMP) do Estado,  um espaço que visa acolher, orientar e também inserir a mulher vítima da violência doméstica no mercado de trabalho. A promessa de abertura da sede foi anunciada pelo secretário Alberes Lopes à co-fundadora do IMP, Regina Célia, no dia 2 de julho passado. E o sonho está se tornando realidade nesta semana, em evento para convidados às 14h30, no mesmo prédio onde se localiza a pasta estadual, na Avenida Marquês de Olinda, 150. O IMP do Recife será o segundo do Brasil. O primeiro funciona atualmente em Fortaleza (CE).

A cerimônia em Pernambuco será prestigiada pela própria Maria da Penha, que inspirou uma das principais leis do País de combate à violência doméstica contra as mulheres após sobreviver a duas tentativas de homicídio, cujo protagonista, na época, foi o próprio marido. Também estarão presentes no evento a vice-governadora do Estado, Luciana Santos, bem como representantes da sociedade, da Polícia Civil e da Justiça estadual que apoiam o enfrentamento dos abusos contra as mulheres. Nomes ilustres como o de Luíza Brunet e Edna Vasselo Goldoni, presidente do Instituto Vasselo Goldoni, são aguardados na nova sala que ocupa o segundo andar do prédio da Seteq. 

Segundo o secretário Alberes Lopes, a demanda da sede foi atendida após uma solicitação da deputada estadual Gleide Ângelo e da própria Regina Célia, concretizando-se após um processo de consulta à assessoria jurídica da Seteq. Até então, o Instituto Maria da Penha em Pernambuco não tinha um espaço físico para atender ao público alvo. 

“Ficamos sensibilizados com o pedido da delegada Gleide Ângelo e de Regina Célia, nos articulamos para receber o Instituto e mostrar que o Governo de Pernambuco apoia esta causa, ouve, dialoga e quer fortalecer as mulheres. Sabemos que o problema da violência doméstica contra a mulher não se relaciona apenas à falta de renda, porque, se fosse assim, mulheres ricas nunca seriam agredidas por pessoas tão queridas. Mas queremos contribuir com nossa parte”, destacou Alberes Lopes, para em seguida continuar. “Vamos inserir as mulheres em situação de risco em cursos de qualificação, e queremos beneficiar pelo menos 200 neste ano de 2019, a partir do lançamento do Projeto Tua Vez, que será outra novidade em Pernambuco e também terá o apoio do Governo do Estado, da Polícia Civil, da Justiça, do Instituto e da delegada Gleide Ângelo”, declarou o secretário estadual. “O projeto Tua Vez será mais um braço nesta luta, que também tem o envolvimento da Secretária da Mulher de Pernambuco e de tantas outras instituições públicas e privadas”.

Em reunião de trabalho com o secretário Alberes Lopes, Regina Célia ressaltou o papel do IMP na conscientização sobre a violência contra a mulher, por meio do recrutamento de voluntários. O público-alvo são servidores públicos, setor privado/corporativo, meio acadêmico, comunidades e até mesmo crianças, que são as vozes e os influenciadores do amanhã. 

SAIBA MAIS – Os apoiadores do Instituto Maria da Penha são muitos neste momento em que será inaugurada a primeira sede em Pernambuco com apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação. A unidade já tem móveis, ar-condicionado, mesas, e espaço para capacitação, mas entidade vai receber os móveis novinhos do Banco Bradesco e a Hinode vai doar 5 mil produtos para serem vendidos em nome da causa. Empresas privadas também estão se prontificando (os nomes serão divulgados em breve) para receber as mulheres que passarem pelo processo de qualificação.

Nenhum comentário