google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Olinda conquista prêmio do Iphan - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Olinda conquista prêmio do Iphan

O projeto Pinte o seu Patrimônio, desenvolvido pela Prefeitura de Olinda, foi o grande vencedor do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, considerado o mais importante reconhecimento na área do patrimônio histórico do país.  O resultado foi divulgado nesta terça-feira (03.09). Em sua 32ª edição, a premiação, promovida pelo Iphan, prestigia as ações de proteção, preservação e manifestações culturais em diversos segmentos. A ação de Olinda conquistou a categoria de entidades governamentais, no grupo de excelência no campo material.

“É motivo de grande alegria para todos nós, olindenses. Trata-se de uma valorização importante, tanto pela técnica quanto pelo trabalho social envolvendo os reeducandos e também os moradores. É algo que nos motiva ainda mais e traz a chance de incentivar iniciativas semelhantes em outros locais do país, deixando as cidades mais bonitas e preservadas como a nossa”, destacou a secretária-executiva de Patrimônio de Olinda, Ana Cláudia Fonseca.

A cerimonia de premiação está programada para o próximo mês de outubro, durante o Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial, em Porto Alegre/RS. Já consolidado entre a população, o projeto consiste na execução da pintura de fachadas no perímetro de tombamento, estando localizado nas vias mais antigas e tradicionais da cidade. O trabalho utiliza-se de materiais, técnicas e cores tradicionais, com a reversão da utilização de tintas que produzem película plástica e a substituição por pintura à base de cal virgem.

A operação é realizada em parceria com os próprios moradores, que adquirem os insumos necessários para execução do serviço e contam com o apoio do poder público, incluindo o auxílio de engenheiros e arquitetos. O projeto traz um cunho social e de resgate da cidadania, com o aproveitamento da mão de obra de reeducandos. O convênio com o Governo do Estado de Pernambuco, por meio do Programa de Patronato, encaminha ao mercado de trabalho e, como um gesto de confiança e credibilidade, contribui com o não retorno à vida pregressa.

Inscreva o seu patrimônio:
Os proprietários de imóveis no Sítio Histórico de Olinda podem realizar a inscrição, presencialmente, na sede da Secretaria de Patrimônio e Cultura, localizada na Rua de São Bento, 160, no bairro do Varadouro. Informações também podem ser obtidas por meio do telefone (81) 3439.1988.

Nenhum comentário