Deputados pedem regulamentação de transporte intermunicipal por lotação
Motoristas integrantes do Sindicato dos Trabalhadores Autônomos de Transportes Especiais Intermunicipais de Pernambuco estiveram na Assembleia Legislativa, nessa quarta, para pedir a regulamentação da atividade. Durante a Reunião Plenária, os profissionais, que fazem o transporte intermunicipal por lotação em veículos de até seis lugares pediram o apoio dos parlamentares. O deputado Joel da Harpa, do PP, foi à tribuna defender a categoria, afirmando que quase 15 mil famílias vivem da profissão no estado.
Ele citou, ainda, que os transportadores prestam um serviço essencial para a população, especialmente na Região Metropolitana. “Mas muitos dos que utilizam esse transporte, eles precisam estar aqui às 5 horas da manhã, para pegar uma ficha no hospital, precisam visitar um parente, enfim, são várias histórias e que, na verdade, essas pessoas, por não ter um transporte pessoal, por não ter carro, precisam chegar ao Recife, precisa chegar à Região Metropolitana do Recife e, infelizmente, nosso transporte público ainda é muito frágil.”
Joel da Harpa explicou que, recentemente, o Governo do Estado regulamentou parte do transporte intermunicipal, mas os motoristas de veículos pequenos não foram incluídos no decreto. Ele disse que vai tentar uma solução para a categoria.
A premiação ao projeto Alepe Acolhe, na categoria Projetos Especiais da 23ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, foi registrada pelo deputado Antônio Moraes, do PP. O parlamentar enalteceu a ação que oferece estágio para adolescentes que aguardam um processo de adoção em casas de acolhimento.
A política econômica do Governo Federal recebeu críticas do deputado João Paulo, do PCdoB. Segundo o parlamentar, as medidas ultraliberais do presidente Jair Bololó não têm agradado nem mesmo os investidores, já que a fuga de dólares no Brasil tem registrado índices alarmantes. Ele citou que o déficit no ano já é de 21 bilhões de dólares, o maior valor da série histórica do Banco Central. “Embora tenha adotado Reformas e medidas requeridas pelo mercado, numa ação que tirou dos pobres para dar aos ricos, é mesmo diante do comportamento bajulador, dedicado ao grande capital, a instabilidade do país do plano político, com frequentes ameaças à democracia, afastando os investidores.”
A implantação do primeiro biobanco para pesquisa na área de oncologia, pelo IMIP, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, foi ressaltada pelo deputado Antonio Fernando, do PSC. O laboratório vai ser utilizado para pesquisa e desenvolvimento de novos tratamentos contra o câncer. Para o parlamentar, é um avanço para o Sistema Único de Saúde em Pernambuco.
O Dia Nacional de Mobilização pelo Novo Fundeb, realizado nessa quarta, foi registrado pela deputada Teresa Leitão, do PT. Ela explicou que a data reforça a necessidade de aprovação da Proposta de Emenda Constitucional que torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, o Fundeb. O dispositivo atual tem vigência até o fim de 2020. “Se o Fundeb não for renovado, quase metade das escolas do país poderão fechar, deixando alunos sem aulas. Ele é um conjunto de 27 fundos estaduais, que distribui os recursos da educação em todos os entes da Federação, diminuindo as desigualdades regionais em cada município.”
A inauguração de duas agências dos Correios foi comemorada pelo deputado Alberto Feitosa, do Solidariedade. Ele registrou a reabertura das agências dos municípios de Quixaba e Jatobá, no Sertão, que estiveram fechadas depois da ação de criminosos que usaram explosivos para roubar os locais. O parlamentar registrou ainda Voto de Aplausos para o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, que foi duplamente agraciado no Prêmio CNJ de Qualidade 2019.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO