google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Paulista intensifica fiscalização para coibir animais de grande porte soltos em vias públicas - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Paulista intensifica fiscalização para coibir animais de grande porte soltos em vias públicas

Equipes da Secretaria de Saúde do Paulista realizaram nesta sexta-feira (22.11) uma ação para coibir animais de grande porte soltos em vias da cidade. O trabalho contemplou os principais corredores viários dos bairros, resultando na apreensão de 14 bichos, sendo seis porcos, três cavalos, três jumentos e um bode e uma cabra. Os animais estavam circulando livremente em locais com grande fluxo de automóveis, pondo em risco a vida de condutores e até de transeuntes.
A primeira parada foi no bairro de Jardim Maranguape. Os funcionários conseguiram localizar uma família de porcos que viviam soltos nas proximidades da Academia de Saúde do bairro. A mamãe porca e os cinco filhotes foram capturados por dois laçadores e levados ao caminhão. O proprietário dos bichos não chegou a ser localizado.
Em seguida, as equipes seguiram para a área das praias. Na Av. Manepá, no Janga, os funcionários conseguiram capturar um bode e uma cabra que pastavam soltos às margens da via. Já no período da tarde, a fiscalização chegou aos bairros de Mirueira e Jaguaribe, onde foram apreendidos os cavalos e os jumentos.
O superintendente de Vigilância em Saúde do Paulista, Fábio Diogo, explicou o objetivo da ação. “Estamos percorrendo diversas localidades para fazer a captura dos animais soltos. A ideia é evitar que esses bois, vacas, cavalos, porcos, entre outros, cheguem às vias, provocando acidentes. Isso sem falar da questão da limpeza urbana porque um animal desses circulando pelas ruas pode rasgar um saco de lixo e sujar as vias”, comentou.
Na PE-22, na altura do bairro de Maranguape II, um cavalo e um jumento estavam pastando no canteiro central da rodovia quando a equipe da Saúde passou. Apesar do flagrante, os animais não chegaram a ser apreendidos porque estavam devidamente amarrados. Mesmo assim, os profissionais da prefeitura fizeram questão de conversar com o proprietário sobre a ação.
Os animais apreendidos são levados a um espaço adequado que oferece alimentação e água em abundância. O endereço só será informado caso o dono tenha interesse de reaver o bicho, pagando, inclusive, a multa prevista na legislação vigente. Lembrando que o primeiro passo é procurar à Secretaria de Saúde, que fica na Av. Prefeito Geraldo Pinho Alves, nº 222, Maranguape I. O órgão funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 16h.
A população também pode ajudar nesse trabalho de captura de animais de grande porte soltos em vias públicas, entrando em contato com a Vigilância em Saúde do Paulista por meio do fone (81) 99942.1092. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 7h30 às 16h.
A ação desta sexta-feira faz parte de uma rotina da Secretaria de Saúde. Em alguns casos, como ocorreu hoje, o trabalho conta com o apoio da Policia Militar, por meio do 17º BPM.

Nenhum comentário