google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Casario da Barreira do Rosário, no Sítio Histórico de Olinda, vai se enquadrar na preservação do patrimônio - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Casario da Barreira do Rosário, no Sítio Histórico de Olinda, vai se enquadrar na preservação do patrimônio

Nesta quarta-feira (11.12), a Prefeitura de Olinda, em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), lança o edital para a Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS), na comunidade da Barreira do Rosário, no Sítio Histórico. A iniciativa busca garantir a moradia digna para famílias de baixa renda na cidade. Na primeira etapa, a iniciativa vai estabelecer condições para reforma, reestruturação e legalização documental para 40 imóveis residenciais instalados no local.

O trabalho consiste no levantamento dos domicílios, com a elaboração dos projetos arquitetônicos, incluindo os segmentos elétrico e hidrosanitário. Os moradores serão orientados para o acesso a linhas de crédito para aquisição de materiais de construção. O interessado viabiliza os recursos, enquanto o poder público oferece a mão de obra para a execução dos serviços. “Trata-se de um direito das famílias de baixa renda, que acaba trazendo bem-estar e segurança, beneficiando todas as partes envolvidas”, ressalta a secretária executiva de Patrimônio de Olinda, Ana Cláudia Fonseca.

Segundo ela, a falta de condições financeiras para contratação de arquiteto para elaboração de projetos é o argumento frequente dos moradores autuados por execução de construções irregulares, principalmente no Sítio Histórico de Olinda. “A ATHIS é uma oportunidade de atender a esta demanda numa área comprovadamente carente e com evidente necessidade de melhorias, tanto no âmbito da habitualidade dos domicílios, quanto na preservação da paisagem”, reforça.

O edital ficará disponível no endereço: www.caupe.gov.br, sendo lançado durante as comemorações do Dia do Arquiteto, com programação no Parque Dona Lindu, no Recife. A proposta do projeto é executar intervenções nos imóveis de forma que ocorra um diálogo com o casario do Sítio Histórico de Olinda, levando em consideração altura da casa, acabamento, entre outros aspectos.  

Nenhum comentário