google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Mais 200 idosos são beneficiados com cirurgias de catarata no Paulista - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Mais 200 idosos são beneficiados com cirurgias de catarata no Paulista

O programa “Mais Visão”, da Prefeitura do Paulista continua a todo vapor, nesta quarta-feira (15.01), no auditório do Centro administrativo, em Maranguape I, mais 207 pacientes estiveram presentes para pegar o encaminhamento dos exames e da cirurgia de Catarata.
O programa é fruto de uma parceria da prefeitura com o Centro de Visão de Pernambuco (Cevipe) e o Instituto de Olhos Fernando Ventura (IOFV). Graças a essa união do poder público e do poder privado, o município está tendo condições de zerar a fila de pacientes diagnosticados com essa doença e cadastrados no município que aguardam por cirurgia.
A aposentada Maria José, de 72 anos, foi uma das pessoas beneficiadas. A idosa vai fazer todo o procedimento nos próximos meses. Para ela, o momento é de muita alegria. “Confesso que o dia de hoje está sendo muito gratificante, pois, agora vou poder enxergar melhor e não só eu, mas sim, meus amigos de idade”, disse Maria.
Já com o encaminhamento em mãos, os pacientes realizarão quatro consultas com o oftalmologista, 13 exames oftalmológicos; cinco exames laboratoriais; parecer cardiológico. Fora isso, receberá colírio, óculos de proteção e acompanhamento até a recuperação final.
Segundo a Secretária de Saúde, Fabiana Bernart, a expectativa é que ao longo de um ano, 2,4 mil cirurgias sejam realizadas pelo programa.  “Com essa chamada, já são 600 pessoas atendidas e cerca de 600 cirurgias. Vale lembrar também que o paciente assim que faz o primeiro olho, ele já tem a cota para o segundo olho, com isso, o programa funciona de uma forma integral, além de todo acompanhamento pré e pós-operatórios”, ressaltou Bernart.
“Essa iniciativa não é uma obra de infraestrutura, mas é uma obra que muda a vida das pessoas e para gente é uma satisfação e alegria está vendo o programa que idealizamos tendo resultados tão positivos”, afirmou o chefe de gabinete, Francisco Padilha.
O evento contou com a presença da coordenadora Administrativa do Cevipe, Marcia Bento,  que aproveitou o momento para comentar sobre a satisfação do grupo com os resultados. “Para nós, foi um presente que o prefeito trouxe para o nosso grupo de atender esses pacientes que estavam na nossa fila de espera há uns dois anos, e agora estamos podendo realizar 200 cirurgias por mês e ver a felicidade dos pacientes é uma imensa satisfação”, comentou Bento.
Para o Gestor Municipal, Junior Matuto, apesar das dificuldades, a gestão foi sensível para enxergar esse problema de saúde que afeta os idosos.  “Esse programa está tomando uma proporção muito positiva no município e através disso, estamos zerando o contingenciamento. O nosso objetivo é captar mais recursos em Brasília não apenas para cirurgia de catarata, mas também vamos lançar nos próximos dias também cirurgias eletivas que vai do cisto ao mioma, entre outros procedimentos”, frisou o prefeito.
O investimento do Programa Mais Visão supera a cifra de R$ 2,9 milhões. O montante é proveniente dos cofres municipais e do Sistema Único da Saúde.

Nenhum comentário