google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Em Paulista, pacientes com catarata são contemplados com cirurgia pelo programa Mais Visão - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Em Paulista, pacientes com catarata são contemplados com cirurgia pelo programa Mais Visão

“Estou muito feliz. Hoje é um dia de vitória pra mim. Graças a Deus vou conseguir fazer a minha cirurgia. Faz tempo que não saio mais sozinho de casa. Na última vez que fiz isso terminei sendo atropelado por uma moto. Uma situação difícil. Mas a minha vida vai mudar. Eu tenho certeza disso”. Essas são as palavras emocionadas do vigilante João Batista que será beneficiado pelo programa Mais Visão, da Prefeitura do Paulista. O depoimento, cheio de esperança, marca uma nova etapa na vida do usuário, que foi convocado pela equipe da Secretaria de Saúde para participar nesta quinta-feira (27.08) do 5º mutirão de cirurgias pelo município.
Até o mês de Março, o programa zerou a lista de espera de mais de três anos. Mas, foi decisão da gestão, só iniciar o programa com todos os procedimentos necessários para garantir a cirurgia, desde os exames pré-operatórios até a recuperação com a entrega do colírio e dos óculos escuros. O Mais Visão foi suspenso por mais de quatro meses durante a pandemia, mas agora volta para atender novos pacientes inscritos.
O aposentado José Carlos da Silva, 65 anos, fez a cirurgia nos dois olhos. Ele fez questão de agradecer a equipe da prefeitura pela realização do procedimento. “Agora estou enxergando como um adolescente de 15 anos. Nunca vi tudo tão bonito. Estou muito feliz. Só tenho a agradecer a Deus primeiramente e depois ao pessoal da prefeitura por essa conquista. Minha vida mudou graças a essa cirurgia”, frisou.
A secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart, disse que o diferencial desse programa é que o usuário já sai do encontro com tudo agendado, o que ela considera um cuidado integral. “O programa Mais Visão oferece todo o acompanhamento necessário para que o paciente realize o procedimento cirúrgico com tranquilidade. O usuário passa por diversos procedimentos pré e pós-operatório. São consultas, exames oftalmológicos e laboratoriais, parecer cardiológico e entrega dos colírios e dos óculos de proteção. Tudo de forma rápida, disse.  
O prefeito Junior Matuto afirmou que o programa devolve um bem muito importante para a vida das pessoas, a condição de enxergar. “Pior do que nunca ter, é ter e perder. Deixar de enxergar é muito duro. Mexe gravemente com a auto estima e com a saúde das pessoas. A gente tinha uma fila de espera, mas fiz questão se só iniciar o programa quando de fato pudéssemos garantir a realização da cirurgia e da boa recuperação dos pacientes. Conseguimos zerar a fila de espera e seguimos beneficiando novos pacientes”, destacou.
O programa foi lançado em novembro de 2019 e já beneficiou 900 pessoas, com 1,5 mil cirurgias. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é realizar os próximos mutirões nos meses de setembro, outubro e dezembro. Em cada, 100 usuários serão beneficiados. Lembrando que os pacientes diagnosticados com a doença devem procurar a Secretaria de Saúde, que fica na Av. Brasil, nº 222, Maranguape I. O Mais visão é fruto de uma parceria entre a Prefeitura do Paulista, o Centro de Visão de Pernambuco (Cevipe) e o Instituto de Olhos Fernando Ventura (IOFV).  

Nenhum comentário