google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Governo do Estado entrega kits de EPI’s para catadores de recicláveis no Coque* - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Governo do Estado entrega kits de EPI’s para catadores de recicláveis no Coque*


A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco (SETEQ), por meio do projeto Rescate, beneficiou cerca de 70 catadores (as) de materiais recicláveis na comunidade do Coque, no Recife. O encontro se realizou no Esporte Clube Mocidade, nesta quarta-feira (30), e contou com oficina de capacitação e entregas dos kits de Equipamentos de Proteção Pessoal (EPIs). O evento teve a presença do secretário da pasta estadual, Alberes Lopes. A expectativa do programa é beneficiar mais 700 profissionais dessa área até o final do ano.

 

Nancilene Maria da Silva, 23 anos, moradora do bairro de Joana Bezerra, conheceu o Rescate através de uma vizinha. Ela cresceu nas ruas, catando plástico e papelão ao lado da mãe e dos irmãos. Tem mil histórias para contar, doenças que pegou ao lidar com pedaços e restos de vida de outras pessoas deixados para trás, sem o devido cuidado. “Eu não tinha proteção nenhuma, catava sem máscara, com a mão mesmo, sem luva, sem nada. Já levei furada, me cortei com vidro, peguei doença. Na pandemia, foi muito difícil para a gente. Eu creio que o Rescate vai mudar muito minha vida, vou conseguir ajeitar a minha casa, ter mais segurança e usar proteção”, contou a jovem, que é mãe de um menino de um ano.

 

De acordo com Alberes Lopes, dar visibilidade aos trabalhos desempenhados pelos profissionais de recicláveis é necessário.  Para ele, nessa retomada, os equipamentos vão ajudar os catadores e catadoras a conseguir seu sustento, de uma forma equipada e segura. “Eu sei que a maioria de vocês ainda não está usando os kits de EPIS e está se expondo aos riscos do coronavírus e outras doenças. Os kits vão ajudar vocês se protegerem, neste momento, porque são equipamentos de proteção pessoal. É um prazer conhecê-los e dizer a vocês que a gente está junto para melhorar as condições de trabalho e gerar renda para as suas famílias”, declarou na abertura do evento, que foi restrito e atendeu aos protocolos de segurança.

 

O Rescate já capacitou 90 profissionais de cooperativas e 600 que atuam em ruas e lixões, como Nancilene. Ao todo, foram 12 polos realizados e 1000 mil kits de EPI’s entregues. Com o retorno das atividades, após a pausa em virtude do novo coronavírus, o projeto vai para sua última fase, em dezembro, com a compra de equipamentos: prensas hidráulicas verticais, balanças digitais, empilhadeiras, mesas e cadeiras para escritórios, entre outros, para contemplar 20 cooperativas.

 

Para a secretária executiva de Micro e Pequena Empresa e Fomento ao Empreendedorismo, Adriana Queiroz, a volta das atividades é esperada e visa auxiliar na segurança dos catadores. “Voltamos a entregar os kits que são compostos por EPI’s. Estávamos esperando essa oportunidade para que pudéssemos continuar atendendo a essas demandas voltadas a esse público. A expectativa é beneficiar mais 700 catadores até dezembro deste ano”, afirma Adriana.

 

A iniciativa atua com redes de cooperação de catadores e catadoras de materiais reutilizáveis e recicláveis, e com empreendimentos econômicos solidários em 33 municípios da Região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata Norte. O Rescate tem como maior objetivo estimular a organização produtiva dos catadores e as atividades que eles realizam no meio ambiente e na sociedade. Outro aspecto importante é a geração de renda e a superação de situações de pobreza extrema em várias cidades.

 

OS KITS - Os participantes da oficina do Coque irão receber certificado de conclusão e, nos kits, irão adquirir: três fardamentos, três capas de chuva, dois coletes luminosos, três pares de luvas vaqueta, três pares de luvas de borracha, três máscaras respiratórias, um protetor auricular, três pares de botas borracha, dois aventais e três óculos de proteção. Cada kit foi embalado e preparado pelas mãos do analista administrativo, Fernando Cavalcanti.

Nenhum comentário