google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Recife promove drive thru para vacinação de crianças contra poliomielite - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Recife promove drive thru para vacinação de crianças contra poliomielite

 Nesta última semana da Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite, a Prefeitura do Recife vai disponibilizar, a partir desta terça-feira (10), drive thru, para imunizar as crianças de 1 a menores de 5 anos que ainda não receberam a dose. A estratégia de vacinação sem precisar sair do carro se junta a outros esforços da Secretaria de Saúde (Sesau), para melhorar as coberturas vacinais, entre eles o horário estendido em dez unidades, das 8h às 21h, e também a imunização nas mais de 140 salas de vacina.

 

O drive thru acontecerá até quinta-feira (12), cada dia em um local diferente, entre 8h e 16h. Na terça (10), será montado na Avenida Norte, no bairro da Macaxeira, em frente à Escola Técnica Estadual Miguel Batista. Já na quarta (11), o esquema acontecerá na Avenida Boa Viagem, no Pina, no recuo da Rua Antônio de Góes, próximo ao empresarial JCPM. Na quinta (12), último dia do drive, os profissionais da Sesau vão aplicar as doses no ponto montado na Avenida Agamenon Magalhães, em Santo Amaro, no recuo antes do viaduto da Avenida Norte, sentido Recife. No drive, a vacinação é exclusiva para crianças, contra poliomielite.

 

Além do drive, a Secretaria de Saúde também está mantendo o horário estendido, das 8h às 21h, de dez unidades de saúde durante esta semana. Esta ação é voltada para as três Campanhas de vacinação que foram prorrogadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) até o dia 13 de novembro: focadas em crianças de 1 ano a menores de 5 anos contra poliomielite; crianças e adolescentes menores de 15 anos para atualização da caderneta de vacina; e pessoas de 20 a 49 contra o sarampo.

 

Nesta segunda-feira (9), a população pode buscar à noite o Centro de Saúde Joaquim Cavalcanti (Torrões) e a Policlínica Salomão Kelner (Água Fria). Na terça, as Policlínicas Albert Sabin (Tamarineira) e Gouveia de Barros (Boa Vista) vão funcionar até mais tarde. Na quarta, a população pode se imunizar até 21h nas Policlínicas Lessa de Andrade, na Madalena, e Naíde Regueira Teodósio/Pina, no Pina. Na quinta, a vacinação acontece no Centro de Saúde Gaspar Regueira, no Barro, e na Upinha Rio da Prata, no Ibura. Já na sexta (13), as Policlínicas Clementino Fraga, no Vasco da Gama, e Salomão Kelner, em Água Fria, vão estender o horário.

 

Para evitar a concentração de pessoas apenas nessas unidades, a Sesau orienta que quem tiver disponibilidade no horário comercial deve procurar a unidade de saúde mais perto de sua casa. As vacinas continuam sendo oferecidas nas mais de 140 unidades de saúde do Recife, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A lista das salas de vacinação está disponível no site da Prefeitura do Recife (https://bit.ly/3n7lXwa) e em anexo.

 

PÓLIO - Desde o começo da Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite, iniciada no último dia 5, o Programa de Imunização (PNI) do Recife aplicou cerca de 42 mil doses da vacina, o que representa uma cobertura vacinal de 52%. A meta do município é vacinar pelo menos 95% das mais de 80 mil crianças de 1 ano a menores de 5 anos na capital, mesmo que elas já tenham tomado a vacina anteriormente.

 

MULTIVACINAÇÃO - Também devem buscar as unidades de saúde as crianças e adolescentes menores de 15 anos para atualizar a caderneta de vacinas. Desde o começo do mês, a Sesau iniciou a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacina, que oferece 17 imunizantes do calendário vacinal, como BCG, meningocócica, febre amarela, HPV, pentavalente, rotavírus, pneumocócica, varicela, hepatites A e B, DTP e outras.

 

A orientação da Secretaria é que os pais ou responsáveis levem o cartão de vacina para que os profissionais do Programa de Imunização (PNI) do Recife avaliem a necessidade de cada um, de acordo com a idade e as doses já tomadas. Diferentemente da campanha contra poliomielite, como essa campanha é seletiva, não há meta estipulada pelo MS.

 

SARAMPO - Já a Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo é voltada para todas as pessoas de 20 a 49 anos, mesmo que já tenham tomado a vacina tríplice viral anteriormente. O PNI Recife aplicou pouco mais de 39 mil doses da vacina, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

Nenhum comentário