Header Ads

Especialista em medicina preventiva, Humberto Arruda, dá dicas de saúde para a temporada de verão e de folia com foco na alimentação, longevidade e check-up do organismo

Com a subida das temperaturas da temporada de verão e o carnaval batendo na porta em dias ensolarados, alguns cuidados são importantes para manter a saúde em dia. Humberto Arruda, especialista em medicina preventiva, ortomolecular e parenteral, alerta para o cuidado com uma série de infecções típicas desta temporada e ressalta a importância de aproveitar o início do ano para agendar um check-up e fazer exames periódicos para identificar se há alguma alteração no organismo e, em caso positivo, tratar precocemente.
Apesar de pensarmos que o check-up é apenas uma “bateria de exames”, ele também é individualizado e é solicitado a depender do histórico de saúde do paciente. Adotar hábitos saudáveis no dia a dia também faz parte da prevenção de doenças e contribui para o fator de longevidade. Para complementar a alimentação nesses dias quentes e nos de folia que se aproximam, o consumo de verduras de cor verde-escura deve ser mais frequente, pois são ricas em vitaminas – importante para a aparência da pele. A cenoura e outros legumes ou frutas de cor amarela ou vermelha também são fundamentais para a pele, uma vez que são ricos em caroteno e vitamina D, que oferecem mais proteção contra raios solares, além de serem mais eficientes contra o câncer. Hidratação também é fundamental, de dois a três litros por dia, ainda mais se estiver curtindo um bloco na rua. “O suor excessivo e a falta de ingestão de líquidos fazem aumentar a viscosidade do sangue. Com isso, o sangue mais grosso aumenta o risco de entupir veias e artérias e quem tem doença coronariana tem mais risco de sofrer um infarto ou AVC”, alerta Humberto Arruda.
“Com o aumento do calor, aumento da umidade do ar, temos o surgimento de várias doenças como micoses, frieiras, pano branco, dengue, insolação, desidratação, hipertemia. É importante ter alguns cuidados para não propiciar fungos e bactérias nesta temporada de verão e de carnaval. O consumo de água é essencial, de dois a três litros por dia. Cuidar da saúde e manter uma boa qualidade de vida pressupõem o equilíbrio e a harmonia entre corpo-mente-espírito”, alerta o médico Humberto Arruda.

Nenhum comentário