google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Gecopa publica revisão da Matriz de Responsabilidades para a Copa do Mundo - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Gecopa publica revisão da Matriz de Responsabilidades para a Copa do Mundo

O Grupo Executivo da Copa (Gecopa) publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (26.12) a Resolução nº 22, que autoriza a revisão e atualização da  Matriz de Responsabilidades para a Copa do Mundo. O conjunto de obras e ações previstas para o Mundial de 2014 passa a ser de 122, com um valor total de R$ 25,58 bilhões em investimentos.

Os projetos incluem ações nos estádios das 12 sedes, além de empreendimentos em áreas como aeroportos, portos, segurança, telecomunicações, turismo e mobilidade urbana. Nesta versão consolidada da Matriz de Responsabilidades, as 53 intervenções previstas em mobilidade urbana foram divididas em dois grupos. Os nove projetos no entorno das arenas foram separados dos outros 44.


 
Ao todo, há 20 modificações. Foram incluídos oito projetos, todos de mobilidade urbana. São obras de acesso ao estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, da estação de metrô Cosme e Damião e do viaduto da BR 408, em Recife, intervenções no entorno do Maracanã e da estação multimodal da Mangueira, no Rio de Janeiro, obras de acessibilidade e rotas de pedestres em Salvador, além de intervenções viárias no entorno da Arena Itaquera, em São Paulo.
Outras seis obras, sendo cinco de mobilidade urbana e uma de aeroporto, foram retiradas. O projeto do corredor metropolitano de Curitiba foi suprimido a pedido do governo do Paraná. O monotrilho e o BRT de Manaus saíram do documento a pedido do governo do Amazonas. O monotrilho de São Paulo foi retirado atendendo a solicitação do governo do Estado de São Paulo. A reestruturação da Avenida Engenheiro Roberto Freire de Natal saiu a pedido do governo do Rio Grande do Norte. A ampliação da pista do aeroporto de Porto Alegre foi retirada a pedido da Infraero. As outras quatro alterações são referentes a atualizações de projetos.

Matriz de Responsabilidades
O documento trata das áreas prioritárias de infraestrutura nas 12 cidades que irão receber os jogos da Copa do Mundo da FIFA 2014. O instrumento tem o objetivo de definir as responsabilidades de cada um dos signatários (União, estados, Distrito Federal e municípios) para a execução das medidas conjuntas e projetos para a realização do Mundial.

A primeira versão da Matriz foi assinada em 13 de janeiro de 2010 pelo então ministro do Esporte, Orlando Silva, e por 11 prefeitos e 12 governadores (Brasília, uma das cidades-sede, não tem prefeito). No documento, são definidas as responsabilidades de cada ente federativo na preparação do evento.

Ao longo do tempo, resoluções do Grupo Executivo da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 trazem revisões e atualizações das ações, com o objetivo de dar transparência aos processos e informar a sociedade sobre o andamento das intervenções nas 12 cidades-sede.

Portal da Copa

Nenhum comentário