google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Nota Pública sobre pagamento de cachês artísticos pela Fundarpe - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Nota Pública sobre pagamento de cachês artísticos pela Fundarpe

A secretaria de Cultura de Pernambuco e a Fundarpe vêm, por meio desta nota pública, informar que chega próximo de 100% os índices de pagamento de processos de cachês de artistas contratados para ações de cultura, seja Carnaval ou festivais do circuito Pernambuco Nação Cultural.

Por exemplo, no Carnaval de 2012, foram pagos 99,28% dos contratados. No São João 2012, o percentual de processos pagos é 98,64%. No Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) 96,77% dos artistas contratados também receberam seus cachês.

Os percentuais residuais se justificam, na maioria dos casos, por problemas relativos à pendências com a documentação entregue pelas produtoras que representam os artistas. Tão logo sejam resolvidas, os pagamentos são liberados. No momento da identificação de uma pendência, os profissionais da Fundarpe entram em contato com as produtoras e solicitam os documentos faltantes.

É importante observar que existe um trâmite legal que precisa ser rigidamente cumprido para pagamento com dinheiro público. Todos os artistas que enfrentam atrasos no pagamento de seus cachês são informados dos motivos e orientados sobre como devem proceder. Em alguns casos, a Fundarpe constata que muitos artistas não têm conhecimento de problemas que estão sendo enfrentados pelas próprias produtoras que os representam.

De toda forma, a Secretaria de Cultura e a Fundarpe comemoram os números. Entre eles, os do Carnaval 2013. Na primeira convocatória, lançada para os festejos de Momo de 2013, 980 artistas já foram habilitados e poderão ser contratados para a grade de programação de um dos 22 municípios que estarão com palcos patrocinados pelo Governo de Pernambuco.

Nesta quarta, 09/01, será publicada uma nova convocatória do Carnaval, que ficará aberta a artistas nacionais até 15 de janeiro.  Os artistas locais que não se inscreveram na primeira convocatória, terão mais uma chance de enviarem suas propostas. A previsão de lançamento da grade de shows do Carnaval de Pernambuco é para o dia 31 de janeiro.

A secretaria de Cultura e a Fundarpe se colocam à disposição de toda classe artística e produtora para quaisquer esclarecimentos ou informações mais detalhadas sobre este assunto.

Atenciosamente,
Fernando Duarte da Fonseca (Secretário de Cultura)
Severino Pessoa dos Santos (Presidente da Fundarpe)

Nenhum comentário