google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Prefeitura do Recife inicia obra de galpão às margens do Canal do Arruda - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Prefeitura do Recife inicia obra de galpão às margens do Canal do Arruda

Prefeitura inicia obra de galpão às margens do Canal do Arruda (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR)
Prefeitura inicia obra de galpão às margens do Canal do Arruda (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR)

As famílias que vivem da reciclagem de lixo no entorno do Canal do Arruda, Zona Norte do Recife, vão ganhar uma “ferramenta” importante para auxiliar no seu trabalho. O prefeito Geraldo Julio iniciou nesta quarta-feira (20) a construção de um galpão de triagem de resíduos recicláveis no bairro. Orçado em pouco mais de R$ 1 milhão, o equipamento será disponibilizado a cerca de 100 famílias de catadores. A Empresa de Urbanização do Recife (URB) ficará responsável pela execução da obra.
“São mais de 70 mil pessoas que moram no entorno desse canal. Com a construção do galpão, os catadores vão ter condições de trabalhar de maneira organizada, com assistência da Secretaria de Saúde, por exemplo, e com dignidade para que possam conquistar a sua renda”, disse Geraldo, depois de lembrar que o equipamento é mais um compromisso apresentado no seu programa de governo.
Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR
Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR

Em um terreno de 2.246 metros quadrados localizado na Rua José dos Anjos, o galpão vai contemplar a construção de áreas para triagem, armazenagem e expedição, além de banheiros, vestiários e escritório. No total, o projeto prevê 959,7 metros quadrados de área construída. Além disso, o equipamento contemplará a aquisição de dois veículos hidráulicos para locomoção dos materiais e um elevador. O uso do galpão também visa evitar que moradores e catadores despejem seu lixo no canal.
Geraldo Julio assina ordem de serviço para construção do galpão (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR)
Geraldo Julio assina ordem de serviço para construção do galpão (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR)

Depois de assinar a Ordem de Serviço, o secretário Nilton Mota explicou que para garantir a produção no local, também serão adquiridos uma balança mecânica para 500 quilos, duas prensas eletrohidráulicas de 25 toneladas de força com capacidade de 200 litros para alumínio, plástico, papelão e PET, entre outros materiais. “A empresa responsável pela obra (Dias Engenharia) ficou de antecipar a entrega do galpão em 60 dias. Com isso, vamos ter tudo isso funcionando em apenas seis meses”, disse.
Quando estiver em pleno funcionamento, o galpão vai abrigar 100 catadores, que serão previamente cadastrados pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). Além de se tornarem membros da cooperativa responsável pela administração do espaço, os trabalhadores vão ser capacitados por técnicos da Emlurb, para o uso adequado do equipamento.
Terreno onde será construído o galpão (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR)
Terreno onde será construído o galpão (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR)

Luciano Marinho, 40, é catador de lixo da região há 10 anos. Para ele, a iniciativa vai servir como suporte para garantir a sua renda diária. “Muitas vezes não temos nem o que comer, porque estamos à mercê das ruas. Com certeza, vou me sentir mais seguro com o Galpão”, disse Luciano que trabalha para sustentar sete pessoas na sua casa.
CARA NOVA – A construção do galpão de reciclagem soma-se à limpeza do Canal do Arruda que foi iniciada ainda em janeiro. O próximo passo será a urbanização do local. A Prefeitura do Recife vai construir praças sobre o curso d’água, além de uma ciclovia às suas margens. O início dessas obras deve se dar em abril. “Essa obra vai gerar oportunidades de renda, de trabalho e, principalmente, de cidadania para os moradores do entorno”, explicou Nilton Mota.

Durante o ato de hoje, Geraldo anunciou que também irá construir um pontilhão sobre o canal, conectando o Habitacional Palha de Arroz à Academia das Cidades existente ali. Além dessa iniciativa, a implantação de caixas coletoras de lixo no entorno da área e a fiscalização da coleta vão compor o projeto de urbanização.

“Vamos transformar esse canal em uma praça, em uma área de convivência, em um grande parque, porque nesses locais ninguém quer jogar ligo. Essa é a segunda etapa das inúmeras ações que faremos. Vamos voltar aqui muitas vezes”, garantiu o prefeito.

Nenhum comentário