google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Governo de Pernambuco discute com laticínios e queijarias transporte de cana-de-açúcar para o Agreste do Estado - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Governo de Pernambuco discute com laticínios e queijarias transporte de cana-de-açúcar para o Agreste do Estado

ipaEm reunião com os proprietários de laticínios e queijarias, além de representantes de sindicatos e associações de produtores de leite do Agreste, realizada no município de Sanharó, neste final de semana, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, discutiu parcerias e novas alternativas de proteção do rebanho leiteiro do Estado.

Durante o encontro, Ranilson apresentou a nova estrutura do Programa de Distribuição de Cana-de-Açúcar, que contará, já nos próximos dias, com seis polos, atendendo aos pecuaristas da bacia leiteira da região. Eles estão sendo implantados, estrategicamente, nos municípios de Surubim, Arcoverde, Itaíba, Garanhuns, São Bento do Una e Caruaru. Cada um irá receber 100 toneladas de cana por dia. A ação vai evitar que os criadores se desloquem do Agreste para buscarem o produto em Serro Azul, na Zona da Mata Sul do Estado.

Paralelo à nova estrutura, Ranilson discutiu outras alternativas que darão suporte à pecuária leiteira. Serão disponibilizados pelo Governo do Estado 15 caminhões para o transporte diário de cana para atender os fornecedores de cada um dos laticínios e queijarias, que terão a competência de fazer a distribuição junto aos pequenos criadores rurais. Nesta terça-feira (19), será apresentado para o secretário um plano de trabalho que inclui um modelo de operacionalização.

Além de medidas emergenciais, Ranilson Ramos, atendendo a solicitações dos criadores, autorizou, também, a entrega de 10 toneladas de sementes de milho para produção de forragem animal, por meio de hidroponia - técnica que está sendo utilizada por alguns criadores daquela região e que permite o corte com apenas 15 dias. "Nós vamos dar impulso à implementação de mais essa tecnologia, com assistência técnica do IPA, e acompanhar de perto os resultados”, disse Ramos.

Após sua passagem por Sanharó, o secretário fez uma visita técnica à Estação Experimental do IPA, em São Bento do Una, onde funciona um dos polos de distribuição de cana, que inicia sua distribuição a partir de hoje. Acompanharam a agenda o secretário executivo da Agricultura Familiar, Aldo Santos, o presidente do IPA, Júlio Zoé, e a gerente geral da Adagro, Erivânia Camelo.

Nenhum comentário