google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Comissão Mista de Orçamento fará nova reunião para votar revisão de meta do superávit aprovada ontem - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Comissão Mista de Orçamento fará nova reunião para votar revisão de meta do superávit aprovada ontem

Após reunião de líderes, deputados deputados Beto Albuquerque, Rubens Bueno e Mendonça Filho explicam estratégias para sessão que apreciará os vetos presidenciais

Após reunião de líderes, deputados da oposição falam com a imprensa sobre vetos presidenciais. E/D: os deputados Beto Albuquerque, Rubens Bueno e Mendonça Filho (Antonio Cruz/Agência Brasil)
Antonio Cruz/Agência Cruz

Depois da pressão dos partidos de oposição e de mais de três horas de reunião, os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), acertaram hoje (19) com todos os líderes do Congresso a retomada da discussão e votação da proposta que modifica a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO), para ampliar o abatimento da meta de superávit primário para 2014 (PLN 36/14).

O texto foi aprovado durante reunião da Comissão Mista de Orçamento (CMO), marcada por tumulto e discussão na noite de ontem. A oposição reagiu imediatamente, prometendo obstruir qualquer votação na Câmara e no Senado. Pela manhã, enquanto governistas e oposicionistas negociavam com os presidentes das duas Casas, várias comissões abriram e encerraram reuniões.

O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) tentou minimizar a vitória da oposição na negociação de hoje. “Não anularam [a sessão da CMO]. Vamos retomar a discussão do momento em que começou a discussão mais severa”, explicou.

Com o acordo, a CMO volta a se reunir a partir das 15h. A sessão será retomada com a leitura do parecer do senador Romero Jucá (PMDB-RR), discussão e nova votação. “A contrapartida da oposição é que discutiremos à exaustão, sem obstrução. O acordo envolve apenas a retomada do processo de votação. Ele foi atropelado ontem, pois tentaram passar por cima do Regimento Interno da Casa”, observou Mendonça Filho, líder do DEM, antecipando a possível estratégia da oposição na sessão de vetos, remarcada para a próxima terça-feira (25).


O governo tem maioria para aprovar a proposta na CMO. Apreciado na comissão, o texto alterando a meta de superávit tem de ser votado no plenário do Congresso, que está com a pauta trancada por 38 vetos presidenciais e projetos de lei, como o PLN 5/2014, que altera a lei sobre diretrizes para elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2014 e que abre créditos orçamentários para os ministérios.


A bancada do DEM adiantou que exigirá a votação individualizada dos vetos, não aceitando apreciação em bloco, que poderia agilizar o processo. Na mesma linha, o PSDB já comunicou ao presidente do Congresso a estratégia de obstrução à exaustão na sessão dos vetos. "Utilizaremos todos os dispositivos regimentais para obstruir também na sessão da votação do PLN”, disse Antonio Imbassahy (BA), líder tucano na Câmara.


O cancelamento da sessão marcada para 11h de hoje, adia mais uma vez a decisão de acatar ou rejeitar o veto total da presidenta Dilma Rousseff ao projeto de lei estabelecendo regras para criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios (PLS 104/14).

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário