google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Balanço / Chuvas 25.06.2015 (Tarde/Noite) no Recife - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Balanço / Chuvas 25.06.2015 (Tarde/Noite) no Recife

A Prefeitura do Recife informa que não houve registro de  nenhuma outra ocorrência no período da tarde e início da noite desta sexta-feira (26) e que os números permanecem os mesmos do balanço divulgado hoje (25/6) no início da tarde. Seguem as informações:

CHUVAS - Nos últimos três dias, foi registrado um volume de chuvas de cerca de 200 mm, o equivalente ao previsto para chover durante 15 dias no mês de junho . Nas últimas seis horas, choveu cerca de 51 mm no Recife.  Entre os dias 23 e 24 foi  registrada a maior chuva do ano  com uma precipitação de 111 milímetros em 24h.

DEFESA CIVIL - Por meio da Central de Atendimento da Defesa Civil do Recife, até as 11h30, foram registradas 31 ocorrências, entre 20 solicitações de lonas plásticas e 11 solicitações de vistorias. Não houve registro de ocorrências de deslizamentos de barreira até o presente momento.

Mais de 250 agentes da Defesa Civil estão em campo atuando e monitorando as áreas de risco.

A população pode entrar em contato por meio do 0800 081 3400. A ligação é gratuita e pode ser feita 24h.

AÇÕES REALIZADAS - A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) informa que está trabalhando para diminuir os pontos de alagamento causados pelas chuvas. Desde a madrugada desta quinta-feira (25/6), as equipes do órgão estão realizando intervenções para minimizar os efeitos da chuva, estão vistoriando os principais pontos de alagamento do Recife e intensificando as ações nas partes mais baixas da cidade.  Cerca de 400 pessoas estão mobilizadas. Para executar os serviços, os profissionais contam com o suporte de caminhões equipados com jatos de sucção, além de carros e motos para fiscalização. Já receberam os serviços com jatos de sucção, as ruas Real da Torre, as avenidas Caxangá e Beberibe e Rua Castro Alves, por exemplo.

ÁRVORES – Até o fim da manhã desta quinta-feira (25/6), a equipe da Emlurb contabilizou a queda de cinco árvores e dois galhos no Recife. Os galhos caíram na Rua Tenente João Cícero, em Boa Viagem, e na Avenida Recife, no bairro de Areias, e já foram removidos, sem interferência no trânsito.

Foram recolhidas árvores na Rua Frei Teófilo, no Zumbi e na Rua da União, na Boa Vista. Na avenida Agamenon Magalhães, a via foi desobstruída, com o apoio da CTTU, em aproximadamente 30 minutos e está liberada para o trânsito. As equipes já liberaram a Rua Pedro Afonso, em Santo Amaro e o trecho da BR-101, na Guabiraba. Qualquer solicitação pode ser realizada pela central 156.

TRÂNSITO -  A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) atua, desde o início da manhã desta quinta-feira (25), para minimizar os danos causados pela chuva e auxiliar a mobilidade da população. Cerca de 100 agentes e 200 orientadores de trânsito operaram  nas principais vias da cidade.

Desde o início desta manhã, quatro semáforos apresentaram falhas devido às chuvas, mas já operam normalmente. No total, Recife conta com 650 semáforos, sendo que 451 deles são equipados com equipamentos nobreaks, que dá funcionamento de 4h a 6h ao semáforo em caso de falta de energia.

Seis guinchos estão posicionados em locais estratégicos e podem ser acionados em casos de acidentes e na retirada de veículos que possam apresentar defeitos. No dia de hoje a Companhia registrou 11 acidentes de trânsito, com uma pessoa ferida.

Cerca de 200 orientadores de trânsito, dispostos em pontos fixos e em viaturas e motos, auxiliaram no trabalho de operação de tráfego nos 17 principais corredores viários do Recife, priorizando os locais que possuem pontos de alagamento. Esses profissionais estão em contato direto com a Central de Operações de Trânsito, que monitora a cidade 24 horas por dia, através de 83 câmeras.

Ações preventivas realizadas pela Prefeitura do Recife para minimizar os efeitos das chuvas: 

Lonas Plásticas: 11.031 pontos cobertos, o que equivale a 2.322.115 m². superando os 9.900 pontos realizados em 2014 que equivale a 2.192.424 m² cobertos naquele ano;

Vistorias:  32.883 vistorias realizadas até junho deste ano, superando o número de vistorias realizadas no acumulado no mesmo período do ano passado;

Visitas porta a porta: 11.917 visitas realizadas, que também superou o número de visitas porta a porta realizadas em 2014;

Palestras/ações educativas: O foco desta ação está nas escolas e associações comunitárias. Foram realizadas até junho deste ano 196 ações;

Mutirão: Para reforçar o trabalho de prevenção, a Prefeitura do Recife já realizou mais de 66 mutirões da Operação Inverno durante os finais de semana em áreas de risco da cidade. Nesses mutirões são realizados serviços de limpeza, colocação de lonas plásticas, remoção de entulhos, ações informativas e capinação. 

Projeto Parceria nos Morros: A Prefeitura doa o material de construção e os moradores de áreas de risco realizam a intervenção com supervisão da Secretaria Executiva de Defesa Civil:  Este ano foram realizadas 51 obras e outras 11 estão em andamento;

Geomanta: Tecnologia mais segura e duradoura utilizada para a contenção de encostas e barreiras com o objetivo de evitar deslizamentos nos períodos de chuva: 08 obras concluídas com a aplicação de 6.070m², outros 07 pontos de área de risco estão em andamento. O Recife já conta com 116 pontos de riscos coberto com a Geomanta. 


Limpeza de canais: 78 canais já foram limpos este ano e outros 12 estão com os serviços de limpeza em andamento;

Limpeza de galerias/drenagem: Até junho deste ano foram a Prefeitura realizou a drenagem de cerca de 40km de galerias em vários pontos da cidade;

Retirada de entulhos: Mensalmente são retirados cerca de 15 mil toneladas de entulhos em toda a cidade;

Pontos de Alagamento:  Desde 2013,  já foram erradicados 16 pontos de alagamento num investimento total nessas vias é de aproximadamente R$ 7,5 milhões. O combate aos pontos críticos de alagamento faz parte de uma ação de intervenção em vias com baixo dimensionamento de captação na rede de drenagem ou obstrução nas tubulações existentes. Outras 370 vias em toda a cidade receberam melhorias no sistema de microdrenagem, anutenção, contemplando os serviços de limpeza, construção de elementos de drenagem (poços de visitas, caixas coletoras, sarjetas) e substituição de tubulações em alguns casos.
 
As informações são da PCR

Nenhum comentário