google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Pernambuco se mobiliza para trazer o Hub da Latam - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Pernambuco se mobiliza para trazer o Hub da Latam


Governador reuniu, nesta quinta, representantes da sociedade civil e autoridades na defesa da causa

Pernambuco se uniu em um movimento suprapartidário com o objetivo de assegurar a implantação do Hub da Latam no Recife - a decisão será anunciada pela companhia no final do ano. Representantes da sociedade civil, ex-governadores, gestores e deputados estaduais de governo e oposição atenderam ao chamado do governador Paulo Câmara e participaram de uma reunião, nesta quinta-feira (11), para tratar do tema. O ato lotou o Salão das Bandeiras do Palácio do Campo das Princesas.

Paulo Câmara destacou as potencialidades do Estado e garantiu que Pernambuco está pronto para receber o centro de voos nacionais e internacionais do grupo, formado pela brasileira TAM e pela chilena LAM. "Temos uma posição geográfica diferenciada em relação às demais capitais e uma ótima infraestrutura. Além disso, temos negócios movimentando a economia. Pernambuco cresce mais do que o Brasil. Temos, também, um aeroporto eleito em abril como o melhor do País, pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República; que tem todas as condições para receber esse empreendimento", argumentou.

O centro fará a conexão, de forma rápida, a destinos no exterior. No Brasil, a Latam já tem hubs operando em Brasília e Guarulhos. O Nordeste tem uma localização que vai conectar toda a América do Sul com a Europa Ocidental. Caso Recife ganhe a disputa, que envolve Fortaleza (CE) e Natal (RN), o Aeroporto Internacional dos Guararapes, um dos melhores do Brasil, terá que passar por menos alterações que os concorrentes.

A expectativa do setor é que o novo centro de voos crie entre 8 mil e 12 mil empregos diretos e indiretos, com um investimento de R$ 3,9 bilhões. "Nesse ambiente de constantes desafios para o Brasil, é importante que Pernambuco saiba tratar essas questões de maneira profissional, visando o planejamento de longo prazo", explicou Paulo Câmara.

Três ex-governadores participaram do ato. "Mais uma vez, Pernambuco está unido falando para o Mundo. E Paulo Câmara está fazendo História com 'H' maiúsculo", reforçou Gustavo Krause, referindo-se à convocação do governador.

Também ex-governador, Joaquim Francisco classificou o ato promovido por Paulo como "respeitoso", pois soube destacar os avanços do Estado em cada gestão. "Cada gestor deu sua contribuição. Os governos de Eduardo e de Paulo souberam respeitar essa conquista".

Já Roberto Magalhães enalteceu a infraestrutura de Pernambuco como fator fundamental para a definição da empresa. Para ele, o Estado tem tradição no planejamento. "Como um equipamento importante temos aqui o Porto de Suape, que foi erguido com o suor dos pernambucanos e hoje é responsável pela chegada de muitas outras empresas ao Estado", exemplificou.

Secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente de Suape, Thiago Norões detalhou as vantagens econômicas de Pernambuco. "Em relação aos demais estados do Nordeste brasileiro, Pernambuco é o mais competitivo para se investir. Ficamos conhecidos nos últimos anos como o Estado onde as coisas acontecem e os problemas são solucionados de imediato. Trabalhamos com as regras claras e temos um time que faz as coisas acontecerem com qualidade", pontuou.

ARTICULAÇÃO -  Paulo Câmara adiantou que essa foi a primeira de muitas outras reuniões que devem envolver a sociedade civil. "Na próxima segunda-feira, vou reunir a bancada federal de Pernambuco. Vamos apresentar as vantagens, como foi feito aqui, para que cada parlamentar possa nos ajudar com a questão", explicou o chefe do Executivo estadual.
Foto: Andréa Rêgo Barros

O prefeito do Recife, Geraldo Julio, acrescentou que o Estado ainda pode flexibilizar a tributação. Para Geraldo, o ambiente econômico faz toda a diferença na disputa. "Eles têm que considerar a demanda de passageiros e de profissionais para tocar o Hub, além das empresas para dar suporte", salientou Geraldo.

Líder da oposição na Assembleia Legislativa, o deputado Silvio Costa Filho afirmou que o bloco vai trabalhar em favor dos pernambucanos. "Faremos o que for necessário para garantir esse investimento", disse o parlamentar. Para o líder do Governo na Casa, deputado Waldemar Borges, a união será fundamental para o sucesso. "Temos que deixar de lado as diferenças e unir forças para avançar mais", completou.

A vice-presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos, seccional Pernambuco, Tatiana Marques, salientou a importância da chegada do Hub para o turismo e para o mercado de eventos do Estado. "Pernambuco está repleto de oportunidades e a implantação do Hub da Latam será mais um incentivo para o mercado de turismo e de eventos", avaliou.

Nenhum comentário