google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Prefeito anuncia que São João do Recife 2015 terá mais de 600 apresentações - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Prefeito anuncia que São João do Recife 2015 terá mais de 600 apresentações

A festa tomará conta dos 64 Arraiais oficiais espalhados pela cidade no período de 11 a 30 de junho

As manifestações culturais do período junino vão tomar conta da cidade no período de 11 a 30 de junho. Não vai faltar forró pé de serra, coco, ciranda e quadrilhas nos 64 Arraiais oficiais do São João do Recife 2015, que contará com cerca de  600 apresentações, com destaque para os trios pé de serra que farão mais de 100 delas e para as quadrilhas juninas responsáveis por outras 100 apresentações. Os detalhes da festa foram anunciados pelo prefeito Geraldo Julio, na tarde desta quarta-feira (10), acompanhado pela secretária de Cultura, Leda Alves; o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha; a secretária executiva de Turismo e Lazer, Ana Paula Vilaça; e o gerente de marketing da Ambev, Márcio Aguiar.

Foto: Andréa Rêgo Barros
"O Recife vai ter um grande São João neste ano. São 600 apresentações espalhadas por toda a cidade. Mesmo diante das dificuldades que o país está passando, fizemos um esforço adicional, encontramos parcerias e vamos fazer essa festa que é muito importante para a economia  e  a cultura, para todos que trabalham, os artistas e para o povo que vai ter momentos de alegria e de felicidade em um ano duro como esse. Nós otimizamos os gastos, o período vai ser um pouco mais curto, mas vai ter festa na cidade inteira. Os artistas todos vão ter oportunidade de se apresentar e o povo vai ter 20 dias de festa em nossa cidade", afirmou o prefeito Geraldo Julio, que exaltou os homenageados do São João do Recife 2015: Genival Lacerda e as irmãs Baracho. "Essa homenagem é do povo para os artistas escolhidos. Estou muito feliz de vê-los homenageados nesse São João", disse.


"Agradeço de coração e estou felicíssimo por  ser homenageado no São João do Recife", comemorou Genival Lacerda, emocionado. As irmãs Baracho também demonstraram alegria. "Estou muito orgulhosa, estamos muito satisfeitas. Meu pai, onde estiver, está muito feliz. Não podemos deixar a ciranda cair", celebrou Severina, mais conhecida como Biu. Ao lado da irmã Maria Dulce, ela tem mantido viva a tradição do pai, Antônio Baracho, considerado precursor da manifestação em Pernambuco.  


No São João do Recife 2015, serão três grandes Arraiais: Mestre Camarão, no Sítio Trindade; Antônio Baracho, na Praça do Arsenal; e Almira Castilho, no Pátio de São Pedro. A criançada também poderá se divertir nos três Arraiais infantis: Parque Dona Lindu, Parque Santana e Parque da Jaqueira. Além disso, a festa junina também tomará conta dos mercados públicos: Boa Vista, Cordeiro, Madalena, Afogados e Encruzilhada. O São João do Recife 2015 acontece ainda em outros 12 arraiais descentralizados e 39 arraiais comunitários. Dois arraiais funcionarão exclusivamente na festa de São Pedro: Rua da Moeda e Brasília Teimosa.  


"Praticamente 100% das apresentações do São João do Recife 2015 serão feitas por artistas da terra. Faz parte do nosso papel apoiar, incentivar e dar espaço aos nossos artistas", disse a secretária de Cultura, Leda Alves. O presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego  Rocha, destacou que a programação no Sítio Trindade já começa neste sábado (13). "Também não podemos deixar de citar o Pátio de São Pedro, porque o ciclo junino vai até o Dia de São Pedro, 29. A Praça do Arsenal  é um arraial tradicional, onde colocamos o pavilhão com toldo e piso para as pessoas dançarem. Também temos os polos descentralizados como Bomba do Hemetério, Nova Descoberta, Brasília Teimosa, Lagoa do Araçá. Fora isso, tem os 39 polos espalhados pela cidade, os polos infantis nos parques, os mercados. Todo mundo tem a chance de participar. O São João do Recife é muito grande, muito forte e a população gosta de participar", completou.


Nomes consagrados da nossa música vão passar pelos palcos do São João do Recife 2015. Petrúcio Amorim, Elba Ramalho, Maciel Melo, Trio Nordestino, Família Salustiano, Gennaro, Maria DaPaz, Anastácia, Terezinha do Acordeon, Glorinha do Coco, Lia de Itamaracá são alguns dos artistas que vão animar a festa junina dos recifenses. Os grandes homenageados da festa, claro, são presença garantida na programação junina: Genival Lacerda, com seu talento e irreverência, e as Irmãs Baracho, trazendo a tradicional ciranda.


A  abertura  oficial  acontece  com  a  11ª  Caminhada  do Forró,  nesta  quinta-feira (11),  no Bairro do Recife. Ed Carlos e a Forrovioca animam a concentração na Rua da Moeda, a partir das 17h30. Depois, às 19h, cerca de 100 sanfoneiros puxam o arrastão pelas ruas do bairro com destino à Praça do Arsenal da Marinha. Concluída a caminhada é a vez do público curtir os shows que acontecem no palco montado na praça, com a presença de  Nando Cordel,  Petrúcio  Amorim,  Maciel  Melo,  Geraldinho  Lins,  Josildo  Sá,  Irah Caldeira, Nadia Maia, Terezinha do Acordeon, Beto Hortis, entre outros.

Arraiais

No Sítio Trindade, em Casa Amarela, nosso principal arraial, a festa começa no dia de Santo  Antônio,  13  de  junho.  Batizado  com  o  nome  de "Mestre  Camarão”  em homenagem  ao  sanfoneiro  que  nos  deixou  em  abril  deste  ano,  o  Arraial  tem  três espaços: Palhoção das quadrilhas (que conta com arquibancadas), Sala de Reboco e o palco principal. Além das apresentações musicais, o Arraial Mestre Camarão será palco do Concurso de Quadrilhas Juninas, da Mostra de Quadrilha Infantis (ambos realizados pela Prefeitura) e da Mostra de Quadrilhas do SESC.

O Arraial Antônio Baracho, na Praça do Arsenal, Bairro do Recife, começa a funcionar no dia 19 de junho. Serão cinco noites de muito forró, com atrações diversas que se apresentam no local a partir das 19h. O  Arraial  do  Pátio  de  São  Pedro,  no  bairro  de  São  José,  que  homenageará  Almira Castilho, inicia suas atividades no dia 22 de junho com o Festival de Comida de Santo, a partir das 19h. A festança se estende até o dia 29, dia consagrado ao Santo que dá nome ao Pátio.


Durante a apresentação, o concurso Eu Amo Minha Rua também foi detalhado pela secretária executiva de Turismo e Lazer, Ana Paula Vilaça. Para estimular os recifenses a celebrarem o Ciclo Junino com todas as cores, enfeites e tradições decorativas que a festa mais nordestina do calendário pede, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, prorrogou o prazo das inscrições para o concurso Eu Amo Minha Rua. A competição terá as inscrições encerradas no próximo  domingo  (14).  As  10  primeiras  colocadas  serão  premiadas  com  a apresentação de um trio de forró pé de serra. Além disso, a rua que ficar em primeiro lugar terá direito também a um show do forrozeiro Maciel Melo. Para participar, os interessados   devem   inscrever   suas ruas,   com   fotos   da   decoração, na página www.euamominharua.com.br.  No  dia  17  de  junho,  serão  divulgadas  as  10 vencedoras e no dia 22 será anunciado o primeiro colocado no site do concurso.


Total de 64 Arraiais:


- Principais (3): Mestre Camarão (Sítio Trindade), Antonio Baracho (Praça do Arsenal), Almira Castilho (Pátio de São Pedro).


- Descentralizados (12): Coelhos, Santo Amaro 1, Santo Amaro 2, Campo Grande, Bomba do Hemetério, Nova Descoberta, Cordeiro, Várzea, Jardim São Paulo, Ibura (UR-2), Lagoa do Araçá e Praça de Boa Viagem.


- Infantis (3): Parque Dona Lindu, Parque Santana e Parque da Jaqueira.


- Mercados Públicos (5): Boa Vista, Cordeiro, Madalena, Afogados e Encruzilhada.


- Arraiais exclusivos de São Pedro (2): Rua da Moeda, Brasília Teimosa.


- Arraias comunitários (39): Joana Bezerra, Alto do Capitão, Arruda, Chão de Estrelas, Dois Unidos, Linha do Tiro, Peixinhos, Alto do Refúgio, Buracão, Buriti - Campo da União, Córrego da Fortuna, Córrego do Jenipapo, Córrego do Inácio, Guabiraba, Mangabeira, Ponto de Parada, Avenida do Forte, Cosme e Damião, Engenho do Meio, Roda de Fogo, Torre, UR-7, Areias, Barro, Bongi, San Martin, Totó, Brasília Teimosa, Ibura de Baixo, Imbiribeira, Ipsep, Jardim Monteverde, Jordão Baixo, Pina, UR-1, UR-4, UR-5 e Alto José Bonifácio.

Nenhum comentário