google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Analistas ambientais aprendem técnicas de cirurgia em árvores no Paulista - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Analistas ambientais aprendem técnicas de cirurgia em árvores no Paulista

Foto: Francisco Marques
Técnicos e analistas ambientais da Prefeitura do Paulista estão participando neste mês de julho de uma capacitação em Dendrocirurgia, mais conhecida como cirurgia em árvores. O treinamento é oferecido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Agência Pernambucana de Meio Ambiente (CPRH). Com um total de 16h/aula, o curso oferece ensinamentos práticos e teóricos nos quais os alunos aplicam as técnicas no tratamento das árvores da cidade.

As aulas estão sendo ministradas pelo engenheiro florestal, ligado à CPRH, Thiago Costa Lima, especialista no tema. Ele já realizou uma cirurgia no Maior Cajueiro do Mundo, árvore conhecida como um dos principais pontos turísticos do Rio Grande do Norte. Os trabalhos de campo previstos no curso estão sendo realizados em um exemplar da espécie Angelim, que fica no bairro de Maria Farinha. A árvore apresentava lesões que, possivelmente, teriam sido causadas por agentes como cupim, fungos e bactérias ou até a poda incorreta dos galhos.

Com base na técnica de Dendrocirurgia, a Secretaria de Meio Ambiente do Paulista espera conseguir preservar árvores de beleza cênica e importância histórica, social ou paisagística. Com isso, evita-se o corte desnecessário desses indivíduos arbóreos - uma das finalidades do Plano Municipal de Arborização Urbana da gestão municipal. Além disso, acredita-se que, com as árvores melhor preservadas, sejam minimizados os riscos de tombamento e a necessidade de erradicação desse tipo de vegetação.

A pessoa que identificar árvores com possíveis lesões, e que deseje ver as mesmas preservadas, pode entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente do Paulista solicitando a Dendrocirurgia. A vegetação passa por uma análise para que seja identificada a viabilidade do procedimento ou se é mais seguro cortar a árvore e substituí-la por uma muda nova. O contato deve ser feito através do e-mail diretoriaucpaulista@gmail.com.

Nenhum comentário