google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Morro da Conceição celebra Dia da Consciência Negra - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Morro da Conceição celebra Dia da Consciência Negra

Haverá apresentações de dança e música. Entrada é franca.

O Morro da Conceição celebra o Dia da Consciência Negra, nesta sexta-feira (20), com apresentações culturais gratuitas, a partir das 20h, em frente à Praça do bairro. Entre as atrações confirmadas estão os grupos Afoxé Ará Omim, Adreina e Cia Plier, Ballet Tradicional Kilandukilu, Saber Mais e Coco d’ Olorum.  A iniciativa é do grupo juvenil Quebra Kabeça, com apoio da ONG Diaconia.

O Dia da Consciência Negra marca o aniversário de morte de Zumbi dos Palmares, último líder do maior dos quilombos do período colonial, o Quilombo dos Palmares. A data é comemorada há mais de 30 anos por ativistas do movimento negro e, desde 2003, integra o calendário escolar nacional. Somente em 2011, a Lei 12.519 instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

Segundo a integrante do Grupo Quebra Kabeça, Marília Gabriela Santos, a data é uma oportunidade para promover reflexões a respeito da igualdade, do combate ao racismo e da reafirmação do negro na sociedade. “A violência contra a juventude negra, pobre e da periferia é absurda. Basta liga a TV ou abrir os jornais locais que a violência contra essa população está posta.  Vivemos um tempo de barbárie.  A sociedade e o Estado precisam reconhecer a luta do povo negro  e combater as discriminações raciais" afirma, acrescentando que celebração é, também, um caminho para levar a cultura negra à comunidade.

A programação alusiva ao Dia da Consciência Negra assinala o encerramento da edição 2015 do projeto “Sexta na Praça”. Uma vez por mês, a iniciativa do Grupo Quebra Kabeça movimenta o Morro da Conceição com atividades culturais, sempre norteadas por um tema específico. Nesta última edição, o mote é “Orgulho negro, a luta continua”. 

Oficinas - Antes das apresentações de música e dança, a Praça do Morro da Conceição também recebe oficinas de turbante e aulão de ginástica com ritmos afros, sob o comando de professores da Academia da Cidade. As atividades têm início às 15h, com apoio do Distrito Sanitário 7 / Política de Saúde da População Negra.

Nenhum comentário