google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 20º Festival de Curtas de Pernambuco anuncia homenageados e programação completa - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

20º Festival de Curtas de Pernambuco anuncia homenageados e programação completa

O Cinema São Luiz está pronto para receber a 20ª edição do Festival de Curtas de Pernambuco, o FestCine. De 3 a 8 de dezembro, nosso templo do audiovisual e patrimônio histórico de Pernambuco abre suas portas e ilumina sua tela para exibir o novíssimo panorama do cinema pernambucano.  



Realizado pelo Governo de Pernambuco (Secult e Fundarpe) e Prefeitura do Recife, o festival acontece em homenagem a dois pernambucanos que estão cravados na história do audiovisual brasileiro: o cinéfilo e ex-programador de filmes Arlindo Gusmão, que atuou em empresas como Art Filmes, Warner Bros, Herbert Richards e Embrafilmes, e colaborou ainda com o único mapeamento do parque exibidor pernambucano nos anos 50/60; e a jornalista Graça Araújo, que partiu precocemente este ano, deixando um legado imenso para o telejornalismo e a difusão do cinema pernambucano, atuando, inclusive, como apresentadora oficial de todas as edições do Cine PE. 

"O Festival chega à sua vigésima edição reafirmando e incentivando o olhar para a produção audiovisual local. A história do FestCine é marcada pela exibição dos primeiros curtas-metragens de realizadores que hoje são reconhecidos até internacionalmente, então, é com grande alegria que damos continuidade a um evento que representa tanto para toda a cadeia do cinema e da produção audiovisual pernambucana", celebra Antonieta Trindade, Secretária Estadual de Cultura.


"Grande celeiro de produção audiovisual, Pernambuco e principalmente Recife têm vocação para gerar profissionais sensíveis e inovadores. Por isso os poderes públicos precisam se manter articulados - e o fazem - para potencializar e fomentar o surgimento de novos talentos por trás das câmeras", diz o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha.


FILMES E PREMIAÇÕES

O panorama das mostras competitivas desta edição é composto por 64 filmes de todas as macrorregiões do estado, exibindo uma grande diversidade de temas, estéticas, narrativas e processos de realização. São ficções, videoartes, documentários, animações e videoclipes que integram as programações de duas mostras competitivas (Geral e Formação).

Selecionados entre 209 obras inscritas - um recorde -, os curtas concorrem a uma premiação total no valor de R$ 66,5 mil. Neste montante, consta também o prêmio inédito no Festival, o CIARIO/CONNE que concederá ao filme eleito pelo Juri Oficial como melhor curta de Pernambuco, um crédito na empresa NAYMAR de R$ 8 mil em locação de equipamentos de iluminação, acessórios e maquinaria para uma futura obra audiovisual.


Para Matheus Lins, coordenador geral do FestCine, "este novo prêmio é mais uma forma de incentivarmos a continuidade das carreiras artísticas dos vencedores do FestCine que, também nesta edição, poderão contar com críticas especializadas de suas obras que serão elaboradas pelo jornalista e crítico audiovisual Luiz Joaquim".


FORMAÇÃO E INCLUSÃO

De acordo com Márcia Souto, presidente da Fundarpe, "a inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência no Festival também é um aspecto que estamos fortalecendo nesta edição, com a realização de sessões especialmente direcionadas a este público; e na grade de formação cultural, as mulheres têm prioridade, são o público-alvo de oficinas ofertadas em parceria com o FERA (Feminismo e Equidade para Reinventar o Audiovisual)".


Outro destaque da programação deste ano é o retorno dos debates diários com os realizadores e ainda a oferta das oficinas “Documentando”, ministrada pelo cineasta Marlom Meirelles, “Estratégia de Marketing Digital para o Lançamento de Filmes”, com o roteirista e diretor Txai Ferraz, e “Inspire – Interpretação para TV e Cinema”, ministrada pelo comunicador e produtor cultural Gilvan Noblat.


Na quarta-feira, (5), o São Luiz acolhe o encontro "Cinema urgente: estratégias de existência do cinema como arte e resistência", que contará com a participação de diversas realizadoras pernambucanas, partilhando experiências e traçando novas estratégias de intervenção. Já no sábado (8), duas sessões especiais ganham a tela. A primeira, às 17h, vai apresentar - em parceria com Alumiar/Fundação Joaquim Nabuco, dois filmes com audiodescrição e outros recursos de acessibilidade comunicacional: o curta Frequências, de Adalberto Oliveira e o longa O Auto da Compadecida, de Guel Arraes. Logo na sequência, às 19h, acontece a Mostra Documentando,que reúne quatro curtas-metragens produzidos de maneira coletiva em oficinas do projeto que tem percorrido, com incentivo do Funcultura, diversos municípios de Pernambuco.


INTERAÇÕES COM O DESIGN E A MODA
A Assessoria de Design e Moda da Secult-PE, em parceria com a Think Collection, também vai ocupar o São Luiz exibindo e comercializando produções artesanais de moda agênero, atemporal e sustentável. Durante os seis dias de programação, das 18h às 22h, o público poderá conferir as peças no hall do Cinema.


PARCERIAS

Em mais uma edição, o Festival agrega parceiros essenciais à consolidação da política para o audiovisual no Estado, que enriquecem nossa programação. Entre eles, a Federação Pernambucana de Cineclubes (FEPEC), a Associação Brasileira de Documentaristas / Associação Pernambucana de Cineastas (ABD-PE/APECI), ABCA - Associação Brasileira de Cinema de Animação, a CONNE - Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste e a Fundação Joaquim Nabuco, através do Projeto Alumiar. Além de mais uma parceria com o VerOuvindo – Festival de Filmes com Audiodescrição do Recife, que nesta edição, premiará três produções com serviços de acessibilidade comunicacional - audiodescrição (AD), Legendas para surdos e ensurdecidos (LSE) e Libras.


MAPA CULTURAL DE PERNAMBUCO

Pela primeira vez em vinte edições, o processo de inscrição dos filmes no Festival foi totalmente online, via plataforma Mapa Cultural de Pernambuco"Além de ter facilitado a inscrição de um número recorde de filmes, a nova ferramenta da política cultural do Estado também sai fortalecida deste processo, com os dados de mais agentes culturais cadastrados, que nos permitem mapearmos o cenário atual da produção audiovisual nas regiões pernambucanas e, a partir daí, desenvolvermos novas ações e programas que fortaleçam o setor", comenta Tiago Montenegro, gestor de comunicação da Secult-PE e coordenador do Mapa Cultural.


Nenhum comentário