google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Prefeito Junior Matuto recebe governador de Pernambuco e o ministro da Justiça para avaliação dos resultados do programa “Em Frente, Brasil” no Paulista - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Prefeito Junior Matuto recebe governador de Pernambuco e o ministro da Justiça para avaliação dos resultados do programa “Em Frente, Brasil” no Paulista

O prefeito do Paulista, Junior Matuto, recebeu, na manhã desta segunda-feira (21), o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, para apresentar, em coletiva de imprensa, uma avaliação do programa “Em Frente, Brasil”, que acontece em fase experimental, em forma de projeto piloto na cidade, único do Nordeste. Na ocasião, os gestores avaliaram os resultados e definiram os desdobramentos da ação no município, que fica na Região Metropolitana Norte do Recife.
Os resultados da atuação integrada da Força Nacional no Paulista tem animado a gestão, apontando uma redução da criminalidade em 50% para o número de homicídios, que no mesmo período do ano passado foram registrados seis homicídios e no mesmo mês, este ano, foram registrados três. Outro dado que chamou a atenção, de forma positiva, foi o da redução no número dos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs), com 32% menos ocorrências violentas em comparação com o mesmo período de 2018.
A coletiva de imprensa aconteceu no Centro Administrativo da Prefeitura do Paulista, na primeira agenda do Ministro Moro em solo pernambucano. Na sequência, os gestores seguiram em comboio até a Escola Estadual Professor Carneiro Leão, situado também em Maranguape I, onde foi feita a entrega de 10 certificados para os alunos que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, PROERD, ação integrada da Prefeitura do Paulista e o Governo de Pernambuco.
A ação vem formando estudantes de 41 escolas da cidade, com palestras ministradas por policiais militares sobre diversos temas voltados à prevenção ao uso de drogas e à violência. O foco principal do programa é mostrar opções saudáveis de comportamento para as crianças e adolescentes, onde a criminalidade não tem vez. Atualmente, 500 alunos de diversas unidades de ensino estão em processo de formação. Outros 4,3 mil já participaram da iniciativa.
A estudante Melissa Vitória da Silva, 10 anos, foi uma das beneficiadas com a entrega dos certificados. Matriculada no 5º Ano da Escola Municipal Marcos Freire, ela adorou fazer parte do Proerd. “O curso foi muito bom pra mim. Eu aprendi muita coisa boa sobre prevenção à violência e às drogas. Até a minha família em casa já percebeu isso. Sempre comento com eles o que aprendi. Hoje estou sabendo de muita coisa que nem imaginava”, frisou a aluna.
O último local visitado pelo ministro e pelo governador, no Paulista, foi o Centro Integrado de Segurança (CIS) do município. Lá, Sérgio Moro pôde ver de perto o investimento que a gestão do prefeito Junior Matuto tem feito em tecnologia para aumentar a sensação de segurança da população. Paulista conta, atualmente, com 66 câmeras de vídeo monitoramento que ficam espalhadas nos principais pontos da cidade, como praças e logradouros públicos, entradas dos bairros e principais vias do município.
“O programa do Governo Federal “Em Frente, Brasil” contemplou cinco cidades em todo o país, tendo Paulista como representante do nordeste. O foco agora, diante dos ótimos resultados que estamos conquistando, é de dar continuidade a esse trabalho. Com a chegada dessas forças operativas, estamos experimentando novas formas de atuação e de integração, que há muito tempo já vinham sendo cobradas e que agora estamos tendo condições de testar”, afirmou o governador Paulo Câmara.
O ministro, Sérgio Moro, fez questão de dividir o êxito do programa com todos os órgãos envolvidos. “O sucesso do “Em Frente, Brasil” é algo que tem que ser depositado na conta de todos os órgãos operativos que estão engajados na iniciativa. Estamos vendo comprometimento dos governos estaduais, das gestões municipais, e é justamente essa integração que tem feito os resultados serem satisfatórios”, destacou o ministro.
Já o prefeito Junior Matuto disse que os resultados do programa têm sido satisfatórios. “O mês de setembro foi bastante positivo, com reduções claras nos índices da criminalidade. No momento em que estive em Brasília para assinar esse convênio, eu me questionava sobre quais seriam os resultados, e hoje, estou feliz e de alma lavada com o que vem acontecendo no município do âmbito da segurança. Os números que já vinham caindo, hoje despencam ainda mais. Com o farto divido, venceremos sim, a batalha contra o crime”, concluiu o prefeito Junior Matuto.

Nenhum comentário