google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 CTTU implanta nova área de trânsito calmo na Avenida Alfredo Lisboa - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

CTTU implanta nova área de trânsito calmo na Avenida Alfredo Lisboa

Com o objetivo de preservar a integridade dos pedestres que circulam pelo Bairro do Recife, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), implantará três novas áreas de trânsito calmo na Avenida Alfredo Lisboa. A intervenção fará uso de urbanismo tático no trecho compreendido entre o Museu do Céu Aberto e a Travessa Tiradentes. Na mesma avenida, serão regulamentadas mais 120 vagas de Zona Azul com cinco horas de permanência, no trecho entre o Ministério da Fazenda e a Área Militar. Toda intervenção terá início na quarta-feira (22).

A intervenção na Alfredo Lisboa dá continuidade ao projeto de Urbanismo Tático que a Prefeitura do Recife vem trabalhando desde 2019, que prevê criação de áreas de refúgio para facilitar a passagem dos pedestres, além de outras ações para promover segurança viária de todos os atores no trânsito. O projeto que será implantado nesta semana ampliará a área de espera dos usuários das faixas de pedestre, o que deixará a travessia mais segura para quem circula a pé, especialmente para quem tem a mobilidade reduzida.

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, destaca que o Bairro do Recife tem recebido diversas ações do órgão ao longo dos anos e tem sido, inclusive, um espaço educativo para boa convivência de motoristas e pedestres. “Aqui no Bairro do Recife já temos estacionamentos rotativos, Zona 30, fiscalização eletrônica, ruas pedestrianizadas e, agora, intervenções de urbanismo tático para dar ainda mais vez ao pedestre. É uma boa experiência porque é um lugar central e um dos mais movimentados da cidade e serve também para educar ainda mais o condutor sobre o respeito à mobilidade e à segurança viária dos que andam a pé”, destaca. Desde 2019, já foram implantados mais 60 refúgios para pedestres, o que compreende uma área de 2.267 m² destinado a esse público nas vias do Recife. Áreas como Santo Amaro, Largo da Paz, Ilha do Leite e Boa Vista já receberam intervenções como essa.

Além do projeto de redesenho urbano, a via passará a contar com mais 120 vagas de Zona Azul. A Avenida Alfredo Lisboa já era uma área beneficiada por 45 estacionamentos rotativos desde o trecho após a Ponte Giratória. Para garantir a rotatividade das novas vagas de estacionamento, a CTTU irá regulamentar a implantação de Zona Azul com sinalização horizontal e vertical de toda a área envolvida. As vagas funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com duração de cinco horas e podem ser ativadas pelo aplicativo “Zona Azul Digital Recife”, disponível nas plataformas Android e IOS para download gratuito, ou em pontos de venda existentes na área - já credenciados pela empresa responsável pelo gerenciamento do serviço, a Serttel.

ZONA AZUL - Atualmente, Recife conta com mais de 4.400 vagas rotativas implantadas nos bairros do Recife, São José, Santo Antônio, Boa Vista, Madalena, Encruzilhada, Casa Amarela, Casa Forte, Boa Viagem, Derby e Ilha do Leite. A ativação das vagas pode ser realizada por meio do aplicativo Zona Azul Digital Recife, ou pelos pontos de vendas físicos existentes na cidade. O horário de funcionamento da Zona Azul varia de acordo com a demanda para estacionamento de veículos no local. O tempo máximo de permanência varia entre duas e cinco horas, a depender da sinalização regulamentada nos locais, custando R$ 3, invariavelmente. A multa para quem estacionar de forma irregular nas vagas de Zona Azul é grave, R$ 195,23, mais cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação; e o veículo está passível de remoção ao depósito.

Nenhum comentário