google.com, pub-8187936870935120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Prefeitura do Recife fará plantio de 53 árvores no bairro de Areias - Portal Muito Mais - O seu portal de notícias!!!

Header Ads

Prefeitura do Recife fará plantio de 53 árvores no bairro de Areias

O plano de expandir as áreas verdes da cidade através do plantio ordenado com base no Manual de Arborização Urbana e com participação ativa da sociedade segue com ações permanentes na agenda ambiental da Prefeitura do Recife. Nesta segunda-feira (27), a partir das 9h, o Bora Plantar?, serviço de plantio gratuito oferecido à população, vai levar 53 árvores para o bairro de Areias. Somente em 2019, 11.051 mudas foram plantadas na capital pernambucana.

A equipe de arborização da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade iniciará o processo de abertura de alegretes nas Avenidas Ernesto de Nazareth e Tapajós para afixação de espécies nativas da Mata Atlântica. Após estudo, o bairro de Areias será contemplado com 9 espécies de sibipiruna, 8 ipês-amarelo, 9 ipês-roxo, 8 pau-brasil, 11 sabonete e 8 mororó, prioritariamente nativas da Mata Atlântica.

Vale lembrar que as árvores na cidade, além de criarem um ambiente mais saudável e melhorarem a qualidade de vida da população, contribuem para mitigar a crescente ilha de calor que se forma em decorrência das mudanças climáticas, ajudando a diminuir a temperatura do ambiente, na captação de água da chuva e protegendo pedestres do sol. E mais. As árvores também ajudam a limpar, resfriar o ar e aumentar a vida nos arredores dos bairros vizinhos. Atualmente, 261.227 árvores estão espalhadas por toda a cidade, sendo 56.624 plantadas no período compreendido entre 2013 e 2018 e 11.051 no ano passado.

O cidadão que deseja contribuir para o aumento das áreas verdes pode solicitar o serviço gratuito de plantio através do 156, informando o local e a quantidade de mudas que deseja. Ao ligar, é aberto um protocolo para análise, a partir daí técnicos ambientais da SMAS vão até o logradouro para uma avaliação e escolha das espécies a serem plantadas naquela área escolhida pelo morador. Todo o processo demora em média 20 dias e é gratuito. Na vistoria é analisada a área do plantio, presença de tubulações, distância de outras árvores e qual porte e espécie devem ser utilizados. O voluntário se torna colaborador na manutenção da nova árvore. “Ter uma ou mais árvores perto de casa é um jeito simples de obter muitos benefícios pessoais e ambientais. A agenda de plantio na cidade seguirá a todo vapor, assim como a manutenção das árvores plantadas. O compromisso de preservação é de todo cidadão, contribuindo para o fortalecimento de uma cidade mais verde e sustentável”, reforça o secretário José Neves Filho. 

Nenhum comentário